Quilotórax - Letra Q

Quilotórax

O quilotórax, é uma doença que possui várias causas, como neoplasia, infecção, trauma pós-operatório, congênita e trombose venosa.

Um quilotórax foi descrito pela primeira vez no século XVII pelo Dr. Bartloet.

O que é a Quilotórax?

É uma condição rara, mas grave, na qual a linfa formada no sistema digestivo (quilo) se acumula na cavidade torácica. A linfa, é um fluido contendo glóbulos brancos e proteínas que se move através do sistema linfático e drena para a corrente sanguínea.

Sintomas

Um sintoma inicial do quilotórax é a falta de ar, que ocorre quando o quilo se acumula na cavidade torácica e comprime os pulmões.

Causas de quilotórax não traumático

O quilotórax não-traumático ocorre sem trauma óbvio. Pode acontecer espontaneamente, mas geralmente está associado ao seguinte:

  • Distúrbios linfáticos ou malformações
  • Algumas síndromes, incluindo a síndrome de Noonan, que é um distúrbio genético que impede o desenvolvimento físico normal
  • Linfoma

Vazamento de linfa

Os pesquisadores da descobriram que o quilotórax é comumente causado pelo vazamento de linfa do ducto torácico para o espaço pleural (o espaço ao redor dos pulmões). O ducto torácico é o maior ducto linfático e normalmente transporta a linfa do corpo para as veias. Quando esse fluxo não é ideal, o fluido linfático pode vazar para trás e causar derrames pleurais quilosos.

Outra causa possível de quilotórax é a ascite quilosa, que é um vazamento de linfa intestinal na cavidade peritoneal (abdominal). Com ascite quilosa, o quilo do abdômen viaja para a cavidade torácica através da abertura natural do diafragma.

Diagnóstico

Para diagnosticar o quilotórax, é coletado uma amostra do líquido torácico e testado a alta concentração de triglicerídeos e linfócitos. Também é feito uma linfangiografia por Ressonância Magnética (RM), para determinar a localização do vazamento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *