Quinta moléstia - Letra Q

Quinta moléstia

A quinta moléstia, é uma doença viral da qual a maioria das crianças se recupera rapidamente e sem problemas. É especialmente comum em crianças de 5 a 15 anos.

A quinta doença (quinta moléstia) é conhecida por uma erupção cutânea, que deixa as bochechas de uma criança vermelhas. É por isso que às vezes é chamado de erupção cutânea de “bochecha avermelhadas“. Alguns dias depois, a erupção se espalha para o tronco, braços e pernas. Geralmente dura de 1 a 3 semanas.

Quais são os sinais e sintomas da quinta moléstia?

Geralmente a quinta moléstia começa com:

  • uma febre baixa
  • dor de cabeça
  • um nariz entupido ou escorrendo

Esses sintomas desaparecem e a doença parece ter desaparecido até que a erupção apareça alguns dias depois. Crianças com menos de 10 anos são mais propensas a ter a erupção cutânea.

A erupção geralmente começa no rosto e deixa as bochechas vermelhas. Em seguida, manchas vermelhas (geralmente mais claras) aparecem no peito, costas, braços e pernas. A erupção cutânea pode coçar. Depois de alguns dias, ele assume uma aparência de rede rendada.

Às vezes, a erupção pode parecer pior quando a pele está quente ou sob o sol. Ele vem e vai antes de desaparecer completamente depois de algumas semanas.

Em crianças mais velhas e adultos, a quinta moléstia pode não causar erupção cutânea na bochecha, mas pode causar inchaço e dor nas articulações que podem durar de semanas a meses e, muito raramente, anos. Mas com o tempo, geralmente desaparece sem problemas duradouros.

O que causa ?

A quinta moléstia (também chamada de eritema infeccioso) é causada pelo parvovírus B19. O vírus se espalha em gotículas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou toca uma superfície. É mais contagioso antes do aparecimento da erupção cutânea, quando os sintomas se assemelham aos de um resfriado comum.

No momento em que a erupção aparece, o corpo já está lutando contra a infecção há algum tempo e a pessoa não é mais contagiosa. As crianças geralmente não espalham a infecção depois de apresentarem a erupção cutânea.

Como é diagnosticada?

Os médicos geralmente podem diagnosticar a quinta moléstia observando a erupção cutânea no rosto e no corpo. Se alguém não tiver a erupção cutânea, mas tiver outros sintomas, o médico pode fazer exames de sangue para verificar se o parvovírus B19 está causando isso.

Como a quinta moléstia é tratada?

É causada por um vírus, portanto não pode ser tratada com antibióticos (antibióticos matam bactérias, não vírus). Na maioria dos casos, é uma doença leve que desaparece sozinha, portanto, nenhum medicamento é necessário.

Normalmente, as crianças com a quinta moléstia sentem-se bem e só precisam descansar. Depois que a febre e os sintomas leves do resfriado desaparecem, pode haver pouco a tratar, exceto qualquer desconforto causado pela erupção cutânea.

Se a erupção cutânea do seu filho coçar, peça conselhos ao médico sobre como aliviar o desconforto. O médico também pode recomendar paracetamol para febre ou dor nas articulações. Não dê aspirina ao seu filho, pois ela foi associada a uma doença rara, mas grave, chamada síndrome de Reye, quando administrada a crianças com infecção viral.

Quais problemas podem acontecer?

A quinta moléstia pode deixar algumas pessoas mais doentes, como aquelas com:

  • sistemas imunológicos fracos (como aqueles com AIDS ou câncer)
  • algumas doenças do sangue (como doença falciforme ou anemia hemolítica)

O parvovírus B19 pode desacelerar temporariamente ou impedir que o corpo produza glóbulos vermelhos (hemácias) que transportam oxigênio. Isso pode levar a anemia grave, que precisa ser tratada em um hospital. Uma pessoa com anemia grave pode ficar pálida, tonta ou sonolenta.

A infecção por parvovírus B19 durante a gravidez de uma mulher pode causar problemas para o feto, especialmente durante a primeira metade da gravidez.

A quinta moléstia pode ser evitada?

É difícil prevenir totalmente a quinta moléstia. Não há vacina para preveni-la. Mas depois que alguém tem a quinta doença, eles não a pegam novamente. Sua imunidade após a infecção dura por toda a vida.

Lavar as mãos bem e com frequência é a melhor maneira de evitar o vírus que causa a quinta moléstia e pode ajudar a prevenir a propagação de muitas infecções.

Quando devo procurar ajuda?

Procure ajuda médica ou converse com o seu enfermeiro se seu filho desenvolver uma erupção cutânea, especialmente se a erupção for generalizada ou se seu filho também tiver febre, sintomas de resfriado ou dor nas articulações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *