Xantelasma

Xantelasma

Xantoma é a deposição na pele da pálpebra de lipídios formando pequenas placas amarelas e que quando ocorre em excesso chamamos de xantelasma.

Definição

Um xantelasma é uma protuberância amarela inofensiva na pele da pálpebra ou perto dela. Um tipo de xantoma, ou depósito de colesterol, um xantelasma pode ser macio, calcário ou semi-sólido. As opções de remoção variam de cirurgia a peeling químico ou calor, ou frio. Os tratamentos são eficazes, mas podem levar várias sessões. Os xantelasmas podem voltar após a remoção.

O colesterol pode se depositar ao redor dos olhos para formar caroços gordurosos e amarelados. Embora sejam geralmente inofensivos, esses depósitos às vezes sinalizam uma condição subjacente grave.

Um xantelasma pode não ter causa. No entanto, às vezes pode indicar colesterol alto, hipotireoidismo ou uma condição hepática.

As lesões de xantelasma são amareladas e subcutâneas e são encontradas na face interna das pálpebras superiores e inferiores. Normalmente são bilaterais e progridem lentamente. Essas lesões tendem a formar um arco nas pálpebras superiores e inferiores e estão frequentemente associadas a níveis elevados de colesterol sérico.

Os depósitos de colesterol são caroços macios, achatados e amarelados. Eles tendem a aparecer nas pálpebras superiores e inferiores, perto do canto interno do olho, e muitas vezes se desenvolvem simetricamente ao redor de ambos os olhos.

Essas lesões podem permanecer do mesmo tamanho ou crescer muito lentamente ao longo do tempo. Às vezes, eles se juntam para formar pedaços maiores.

Os xantelasmas geralmente não são dolorosos ou coçam. Eles raramente afetam a visão ou o movimento da pálpebra, mas às vezes causam a queda da pálpebra.

Causas

Os depósitos de colesterol podem aparecer em qualquer idade, mas são mais propensos a se desenvolver durante a meia-idade de uma pessoa. Eles são mais comuns em mulheres do que em homens.

A comunidade médica não tem certeza sobre a causa exata desses depósitos. No entanto, ter um xantelasma está associado a níveis anormais de lipídios no sangue, o que é conhecido como dislipidemia.

Uma pessoa é diagnosticada com dislipidemia se tiver:

  • altos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) – colesterol “ruim”
  • baixos níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) – colesterol “bom”
  • altos níveis de colesterol total (LDL e HDL)
  • altos níveis de triglicerídeos

A dislipidemia aumenta o risco de acúmulo de colesterol nas paredes das artérias. Esse acúmulo pode restringir o fluxo sanguíneo para o coração, cérebro e outras áreas do corpo. Também aumenta o risco de angina, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica.

A dislipidemia está ligada a distúrbios genéticos hereditários, incluindo:

  • hipercolesterolemia familiar
  • hipertrigliceridemia familiar
  • deficiência de lipoproteína lipase

Uma pessoa com uma dessas condições pode ter níveis lipídicos anormalmente altos, apesar de estar com boa saúde. Por esse motivo, essas condições são conhecidas como causas primárias de dislipidemia.

Diagnóstico

Pessoas com depósitos de colesterol devem consultar um médico para verificar seus níveis de lipídios.

Os xantelasmas geralmente são simples de diagnosticar com um exame visual. Se o médico não tiver certeza, ele pode enviar uma raspagem ou amostra para um laboratório para análise.

O médico também pode testar diabetes e função hepática e, possivelmente, recomendar uma avaliação formal de risco cardiovascular.

Tratamento

Depósitos de colesterol ao redor dos olhos podem ser removidos cirurgicamente. Os crescimentos geralmente não causam dor ou desconforto, então uma pessoa provavelmente solicitará a remoção por razões estéticas.

O método de remoção dependerá do tamanho, localização e características do depósito. As opções cirúrgicas incluem:

  • excisão cirúrgica
  • ablação a laser de dióxido de carbono e argônio
  • cauterização química
  • eletrosecação
  • crioterapia

Após um procedimento, pode haver inchaço e hematomas ao redor das pálpebras por algumas semanas. Os riscos da cirurgia incluem cicatrizes e mudança na cor da pele.

É muito provável que os depósitos de colesterol voltem a ocorrer após a remoção, especialmente em pessoas com colesterol alto.

Normalização dos níveis lipídicos

A normalização dos níveis lipídicos quase não terá efeito sobre os depósitos existentes. No entanto, o tratamento da dislipidemia é essencial, pois pode reduzir o risco de problemas cardíacos. O tratamento também pode impedir o desenvolvimento de mais depósitos.

Um médico geralmente trata a dislipidemia recomendando modificações no estilo de vida e na dieta. Um médico ou nutricionista pode ajudar a desenvolver um plano que funcione para cada indivíduo.

Possíveis recomendações incluem:

Perdendo peso

Estar acima do peso ou obeso pode aumentar os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos. Métodos saudáveis de perda de peso podem ajudar pessoas com sobrepeso e dislipidemia.

Comer uma dieta saudável

Um indivíduo com dislipidemia deve comer uma dieta balanceada com baixo teor de gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol. Um médico ou nutricionista provavelmente recomendará comer mais frutas, vegetais e grãos integrais. Esses alimentos têm baixo teor de gordura e não contêm colesterol.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *