A circulação pulmonar é uma parte essencial do sistema circulatório e refere-se ao transporte de sangue desoxigenado do coração para os pulmões e de sangue oxigenado dos pulmões de volta ao coração.
A principal função da circulação pulmonar é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono, que é um produto residual do metabolismo celular, enquanto a circulação sistêmica, tem função de fornecer oxigênio e nutrientes às células e tecidos do corpo.
Aqui estão os passos da circulação pulmonar:
- Sangue desoxigenado: O sangue desoxigenado, rico em dióxido de carbono, retorna das várias partes do corpo através das veias sistêmicas (veias cavas superior e inferior) e chega ao átrio direito do coração.
- Contração do átrio direito: Quando o átrio direito se enche de sangue, ele se contrai e envia o sangue através da válvula tricúspide para o ventrículo direito.
- Contração do ventrículo direito: O ventrículo direito se contrai, fechando a válvula tricúspide e impedindo o refluxo de sangue para o átrio direito. O sangue é então bombeado através da válvula pulmonar para a artéria pulmonar.
- Artéria pulmonar: A artéria pulmonar transporta o sangue desoxigenado do ventrículo direito para os pulmões. A artéria pulmonar se divide em ramos menores, chamados arteríolas pulmonares, que se ramificam ainda mais em capilares pulmonares.
- Troca gasosa nos pulmões: Nos capilares pulmonares, que circundam os alvéolos pulmonares (pequenos sacos de ar), ocorre a troca gasosa. O dióxido de carbono no sangue é liberado para os alvéolos e eliminado durante a expiração, enquanto o oxigênio presente no ar inspirado entra no sangue e se liga à hemoglobina das células vermelhas do sangue.
- Veias pulmonares: O sangue agora oxigenado passa dos capilares pulmonares para as vênulas pulmonares e, finalmente, para as veias pulmonares. Existem quatro veias pulmonares, duas de cada pulmão, que transportam o sangue oxigenado de volta ao coração.
- Átrio esquerdo: As veias pulmonares desembocam no átrio esquerdo do coração, completando a circulação pulmonar. O sangue oxigenado no átrio esquerdo é então enviado ao ventrículo esquerdo, onde será bombeado para a circulação sistêmica.
A circulação pulmonar, é um processo vital que permite a oxigenação do sangue e a remoção do dióxido de carbono, garantindo a entrega de sangue oxigenado a todas as células e tecidos do corpo.