Um cirurgião colorretal, anteriormente conhecido como proctologista, é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do trato gastrointestinal.
Embora esses especialistas geralmente trabalhem por longas horas, sua capacidade de agendar horários de expediente e pacientes cirúrgicos em caráter não emergencial significa que eles podem ter um bom equilíbrio entre trabalho e família.
Os cirurgiões colorretais, ou cirurgiões de cólon e reto, realizam exames de rastreamento e diagnóstico, incluindo ultrassonografias, colonoscopias e sigmoidoscopias flexíveis. Eles realizam cirurgias para ajudar na recuperação de condições como diverticulite, incontinência intestinal, pólipos colorretais, hemorróidas, câncer colorretal e doenças inflamatórias intestinais.
Os distúrbios cirúrgicos colorretais incluem:
- varicosidades ou inchaço e inflamação das veias no reto e no ânus (Hemorróidas)
- rachaduras ou lágrimas não naturais no ânus (fissuras anais)
- conexões anormais ou passagens entre o reto ou outra área anorretal para a superfície da pele (Fístulas)
- condições severas de constipação
- incontinência fecal
- protrusão das paredes do reto através do ânus (prolapso retal)
- defeitos congênitos, como o ânus imperfurado
- tratamento de distúrbios cólicos graves, como a doença de Crohn
- câncer do cólon e do reto (câncer colorretal)
- reposicionamento da área retal em caso de queda.
- câncer anal (raro)
- quaisquer ferimentos no ânus
- remoção de objetos inseridos no ânus
Sinais e Sintomas
Apresentações comuns de reclamações
Sangramento retal, vermelho vivo ou de cor mais escura
Mudança no hábito intestinal em relação à constipação ou diarréia
Dor abdominal ou retal
Perda de peso
Pouco apetite
Tratamento cirúrgico e procedimentos diagnósticos
O tratamento cirúrgico de doenças do cólon, reto e intestino delgado é realizado sob os cuidados do cirurgião geral que tem um interesse especializado em cirurgia colorretal. As condições tratadas são muitas e variadas; eles geralmente requerem a assistência de outros cirurgiões (ginecologistas e urologistas), médicos (gastroenterologistas) e enfermeiras especializadas (estomaterapia, tratamento oncológico e doença inflamatória intestinal).
Nem todos os pacientes atendidos por um cirurgião colorretal precisarão necessariamente de uma operação. Muitas vezes eles são o primeiro médico que um paciente com sintomas abdominais pode ver; uma grande parte do trabalho deles é a investigação inicial e o tratamento medicamentoso de muitas condições.
De um modo geral, estas são divididas em queixas anais e intestinais (reto, cólon e intestino delgado), embora muitas vezes possam coexistir. Por essa razão, os cirurgiões colorretais frequentemente aconselham e realizam avaliação endoscópica do intestino delgado e superior.
As formas cirúrgicas de tratamento para essas condições incluem: colectomia, ileo / colostomia, polipectomia, estenose, hemorroidectomia (em casos graves de hemorróidas), anoplastia e mais, dependendo da condição do paciente.
Procedimentos diagnósticos, como a colonoscopia, são muito importantes na cirurgia colorretal, pois podem dizer ao médico que tipo de diagnóstico deve ser dado e que procedimento deve ser feito para corrigir a condição. Outros procedimentos diagnósticos usados pelos cirurgiões colorretais incluem: proctoscopia, proctografia defecadora, sigmoidoscopia. Nos últimos tempos, o método laparoscópico de cirurgia tem visto uma onda de popularidade, devido aos seus riscos menores, menor tempo de recuperação e incisões menores e mais precisas obtidas com o uso de instrumentos laparoscópicos.
Referências
McCoubrey AS (setembro de 2007). "O uso de preparo intestinal mecânico em cirurgia colorretal eletiva". Ulster Med J. 76 (3): 127-30. PMC 2075581Fremente acessível. PMID 17853636.
Zmora O; Pikarsky AJ; Wexner SD (outubro de 2001). "Preparo intestinal para cirurgia colorretal". Dis. Reto do cólon. 44 (10): 1537-49. PMID 11598488.