Atualizado em 17/01/2022 às 01:42
É uma caixa osteocartilagínea que contém os principais órgãos da respiração e circulação e cobre parte dos órgãos abdominais.
A face dorsal é formado pelas doze vértebras torácicas, e a parte dorsal das doze costelas. A face ventral é constituída pelo esterno e cartilagens costais. As faces laterais são compostas pelas costelas e separadas umas das outras pelos onze espaços intercostais, ocupados pelos músculos e membranas intercostais
É uma grande caixa óssea que protege órgãos vitais como o coração e os pulmões, além dos grandes vasos. Sua função protetora estende-se também ao fígado e ao estômago, órgãos situados no abdome. Isso porque o diafragma, faixa muscular que separa as cavidades abdominal e torácica, localiza-se em nível mais alto do que as últimas costelas. As costelas, portanto, protegem também a porção superior da cavidade abdominal.
O esqueleto do tórax tem a forma de um cone truncado e achatado. A disposição característica das costelas levou os anatomistas a designarem o tórax como “jaula torácica”.
Costelas, cartilagens costais, vértebras e o osso esterno compõem o esqueleto do tórax. As vértebras torácicas ou dorsais constituem a porção mais longa da coluna vertebral. Associadas a seus discos Intervertebrais, são os principais elementos de sustentação do tórax.