Anna Justina Ferreira Nery, conhecida na Enfermagem como Ana Neri, foi uma enfermeira brasileira que ficou conhecida por sua atuação durante a Guerra do Paraguai, no século XIX. Ela nasceu em Cachoeira, na Bahia, em 1814, e começou a trabalhar como enfermeira em 1864, após seu filho mais velho se alistar no exército brasileiro para lutar na Guerra do Paraguai. Faleceu em 20 de maio de 1880.
Ao descobrir que seu filho estava doente e sem cuidados médicos adequados, Ana Neri decidiu acompanhá-lo até a frente de batalha. Lá, ela ofereceu seus serviços como enfermeira voluntária e passou a cuidar de feridos de ambos os lados do conflito, inclusive de soldados paraguaios.
Ela trabalhou em diversos hospitais de campanha e ganhou o respeito e a admiração de militares e civis. Em 1866, ela foi reconhecida pelo imperador Dom Pedro II por seus serviços prestados como enfermeira na guerra. Em 1870, foi criado um posto de enfermeira no Exército Brasileiro, em homenagem à Ana Neri.
Depois da guerra, Ana Neri continuou a trabalhar como enfermeira
Depois da guerra, Ana Neri continuou a trabalhar como enfermeira e se dedicou a ajudar outros veteranos da Guerra do Paraguai. Ela faleceu em 20 de maio de 1880, na cidade de Salvador, Bahia.
Ana Neri, é considerada a pioneira da enfermagem no Brasil e uma das primeiras enfermeiras de guerra do mundo. Ela inspirou a criação da Escola de Enfermagem Ana Néri, em Salvador, homenageada anualmente na Semana da Enfermagem, no Dia do Técnico de Enfermagem, celebrado em 20 de maio, data de seu falecimento.
Você também pode conhecer outras enfermeiras que fizeram história no Brasil, como foi o caso de Ana Neri, ou conhecer as enfermeiras famosas no mundo inteiro.
Perfeito 😍
Ana Nery foi recebida pela Mãe do Mestre Jesus e trabalha na espiritualidade abençoando, protegendo e orientando todo o corpo de enfermagem e os pacientes. Ana Nery tem as bênçãos do Mestre❤️🙏