Crescente Vermelho em todo o mundo

Crescente Vermelho em todo o mundo

O Crescente Vermelho é uma organização humanitária internacional que fornece assistência e apoio em situações de emergência em todo o mundo. Foi fundada em 1863 na Suíça, como uma organização complementar à Cruz Vermelha, e hoje em dia é reconhecida em todo o mundo como um símbolo de ajuda humanitária.

O Crescente Vermelho tem presença em mais de 190 países, com mais de 17 milhões de voluntários e funcionários que trabalham em uma ampla gama de programas e atividades, incluindo assistência em desastres naturais, conflitos armados, saúde, primeiros socorros, entre outros.

A organização opera de acordo com os princípios de humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade, e é financiada por doações de governos, organizações internacionais e particulares.

O trabalho do Crescente Vermelho é fundamental em todo o mundo para ajudar as pessoas em situações de emergência e para fornecer assistência humanitária onde é mais necessária.

Como surgiu?

A organização surgiu como uma resposta à necessidade de proteger os feridos e doentes em tempos de guerra. Em meados do século XIX, o suíço Henry Dunant testemunhou em primeira mão o sofrimento de soldados feridos na Batalha de Solferino, na Itália, em 1859. Ele ficou chocado com a falta de assistência médica adequada e decidiu agir.

Dunant escreveu um livro intitulado “Lembrança de Solferino“, que descrevia suas experiências e propunha a criação de sociedades nacionais de voluntários para ajudar a fornecer assistência médica em situações de guerra. Em 1863, Dunant e um grupo de voluntários fundaram o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Genebra, Suíça. O símbolo da cruz vermelha foi adotado como emblema para proteger o pessoal médico e as instalações médicas.

No entanto, em alguns países muçulmanos, a cruz vermelha foi considerada um símbolo cristão, o que tornou difícil para as sociedades nacionais de voluntários operarem em áreas onde a maioria da população era muçulmana. Para resolver esse problema, em 1876, a Sociedade Otomana do Crescente Vermelho foi criada como uma alternativa ao símbolo da cruz vermelha. O crescente vermelho foi adotado como emblema para proteger o pessoal médico e as instalações médicas em países muçulmanos.

Desde então, o movimento tem crescido para se tornar uma organização humanitária internacional presente em mais de 190 países em todo o mundo, fornecendo assistência em situações de emergência, conflitos armados e outras crises humanitárias.

Quem faz parte do crescente vermelho?

O Crescente Vermelho é composto por voluntários e funcionários que trabalham juntos em todo o mundo para fornecer assistência humanitária em situações de emergência. As pessoas que fazem parte do Crescente Vermelho podem ser divididas em três categorias:

  1. Voluntários: O Crescente Vermelho depende de voluntários para ajudar em suas atividades e programas. Esses voluntários podem ser pessoas comuns da comunidade que se oferecem para ajudar em tempos de crise, ou podem ser membros de organizações parceiras do Crescente Vermelho.
  2. Funcionários: O Crescente Vermelho emprega uma variedade de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, administradores e outros especialistas em ajuda humanitária. Esses funcionários trabalham para planejar e implementar programas e atividades em todo o mundo.
  3. Membros: O Crescente Vermelho é composto por sociedades nacionais em todo o mundo que trabalham juntas para fornecer assistência humanitária. Essas sociedades são membros do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que é composto por três componentes: a Cruz Vermelha Internacional, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Algumas das Sociedades Nacionais mais conhecidas incluem a Americana, a Brasileira, o Iraniano, o Palestino, a Britânica, a Turquia, a Canadense e a Sociedade dos Emirados Árabes Unidos, entre outras.

Além disso, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tem uma presença significativa em situações de emergência em todo o mundo, incluindo em conflitos armados, desastres naturais e crises humanitárias. A organização trabalha em estreita colaboração com outras organizações humanitárias, governos e agências internacionais para fornecer assistência humanitária em todo o mundo.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *