Câncer de Pele - Dicas que podem salvar vidas

Câncer de Pele – Dicas que podem salvar vidas

Atualizado em 04/02/2023 às 08:52

Os dias mais longos e as altas temperaturas de verão atraem as pessoas para as praias e atividades ao ar livre.

Mas o convívio nesse ambiente saudável de contato com o sol exige um cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento do câncer de pele, doença que ataca 576 mil brasileiros ao ano, e sete milhões de pessoas ao ano, no mundo, segundo o Ministério da Saúde.

A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, pode levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta. No mundo, as sete milhões de pessoas morrem por melanoma ao ano.

A exposição exagerada ao sol é o principal fator que pode comprometer definitivamente a nossa saúde. O problema pode, porém, ser facilmente evitado se alguns cuidados forem observados.

O autoexame é uma prática também saudável para se prevenir contra o câncer de pele.

Prevenir o câncer de pele

Siga estas dicas para proteger sua pele dos raios ultravioleta prejudiciais ao sol e reduzir o risco de câncer de pele:

Procure a sombra quando apropriado, lembrando que os raios do sol são mais fortes entre as 10:00 e as 14:00. Se a sua sombra é mais curta do que você, procure a sombra.

Use roupas de proteção, como uma camisa leve de mangas compridas, calças, um chapéu de aba larga e óculos escuros, quando possível.

Aplique generosamente um protetor solar de amplo espectro, resistente à água, com um FPS de 30 ou superior. O filtro solar de amplo espectro fornece proteção contra os raios UVA e UVB.

Use protetor solar sempre que você estiver fora, mesmo em dias nublados.

Aplique protetor solar suficiente para cobrir toda a pele exposta.

Não se esqueça de aplicar no topo dos pés, no pescoço, nas orelhas e no alto da cabeça.

Quando estiver ao ar livre, reaplique o protetor solar a cada duas horas, ou depois de nadar ou suar.

Tome cuidado extra perto da água, neve e areia, pois elas refletem os raios prejudiciais do sol, o que pode aumentar suas chances de queimaduras solares.

Evite camas de bronzeamento. A luz ultravioleta das câmaras de bronzeamento pode causar câncer de pele e envelhecimento prematuro da pele.

Considere usar um produto autobronzeador se quiser parecer bronzeado, mas continue usando protetor solar com ele.

Realize auto-exames regulares da pele para detectar o câncer de pele precocemente, quando ele é mais tratável, e consulte um dermatologista certificado se você notar manchas novas ou suspeitas na sua pele, ou qualquer coisa que esteja mudando, comichão ou sangramento.

ATENÇÃO AOS ALERTAS DA SUA PELE

Os principais sinais de alerta são pintas ou lesões novas que surgem na pele. Por isso, um autoexame rotineiro é fundamental.

TRATAMENTO

Quando o melanoma é identificado precocemente, faz-se cirurgia no local. Mas se o melanoma se espalha para outras partes do corpo, o tratamento pode ser realizado com medicamentos de última geração.

Fonte: INCA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *