cofen anuncia data de inscrição no Pós Tec Enfermagem

Cofen anuncia data de inscrição no Pós Tec Enfermagem

Atualizado em 30/01/2023 às 09:50

As inscrições para o Programa de Especialização para os Técnicos de Enfermagem (Pós Tec Enfermagem), começam em fevereiro de 2023.

O que é o Pós Tec Enfermagem?

O Programa de Especialização para os Técnicos de Enfermagem (Pós Tec Enfermagem), é uma inciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O programa, foi aprovou no dia 26 de outubro de 2022 durante a 534ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP). O Pós Tec Enfermagem é gratuita em nível de pós-educação profissional para os Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

Objetivo

A iniciativa tem o objetivo de qualificar os profissionais de nível médio para uma prática “especializada“, contribuindo para a “melhoria da assistência e para a democratização do acesso à atualização profissional“, afirma o Cofen.

A especialização terá uma carga horária de 300 horas, a expectativa era de que os cursos seriam iniciados ainda em 2022, o que não foi possível devido a turbulência que a enfermagem enfrentou no cenário nacional quanto às reivindicações da implantação do Piso Salarial da Enfermagem.

Quantas pessoas serão alcançadas com o Pós Tec Enfermagem?

Segundo o Cofen, os técnicos de enfermagem, faz parte damaior categoria profissional da Enfermagem” e que produzem “efeitos positivos diretos na Saúde Coletiva” e que contribuem para o aumento da autonomia da categoria. Sabendo da importância desses profissionais na assistência, a previsão é de que o programa capacite inicialmente “10 mil profissionais anualmente.

Onde será realizado?

O Cofen, está realizando visitas às instituições para alinhar todos os pontos como estruturas físicas, funcionais e tecnológicas para identificar possíveis instituições parceiras com capacidade de promover os cursos de qualificação a nível nacional.

Quem poderá participar do Pós Tec Enfermagem?

Poderão realizar a especialização os técnicos e auxiliares de Enfermagem do Brasil. O Cofen ainda não divulgou os critérios de elegibilidade para a realização da especialização, mas acredita-se que para ser elegível, o profissional deve estar inscrito regulamente no Coren, sem pendências com o Coren e muito provavelmente haverá critério relacionado ao tempo de inscrição no Coren.

Quando começa as inscrições para o Pós Tec Enfermagem?

O Conselho Federal de Enfermagem, divulgou hoje, (27/01) sexta-feira, que o programa está na fase final de implantação e já divulgou as datas. O primeiro edital estará disponível no dia 30 de janeiro e as inscrições acontecem de 7 a 14 de fevereiro, exclusivamente pela multiplataforma “CofenPlay“. Para se cadastrar no aplicativo, basta acessar o link CofenPlay.

Os profissionais terão apenas 7 dias para se inscrever. É necessário ficar atento às datas e exigências para ganhar essa especialização.

43 comments

  1. Curso para?auxiliar de enfermagem nunca fizeram NEM FARÃO? NÉ . Olhem para a equipe toda por auxiliar também paga anuidade.

  2. Putz é muita humilhação e sacanagem!
    Não dão oportunidade de vaga pra quem não tem experiência, aí quando oferecem um curso de especialização, que talvez ajudaria a ter uma oportunidade de emprego os cursos são pra quem está empregado .
    Fiz o curso para exercer minha profissão com amor, mas não consigo uma oportunidade de emprego e nem sou aceita no curso pôs técnico. É muita tristeza!

  3. Gostaria de cancelar minha carteira do corem,pois estou em outro trabalho e não tenho interesse voltar pra essa área.

  4. Eu também quero muito uma oportunidade pois trabalho a dois anos em home care quando vou fazer inscrição em hospital me pede experiência já tô até desanimada essa oportunidade vai ser ótima espero que eu consiga

  5. Li a cartilha, e nela diz: o profissional tem que ter vínculo empregatício… existem centenas de profissionais desempregados , outros esperando sua primeira oportunidade de trabalho que não conseguem por não ter experiência em carteira. Assim fica difícil para eles ,que estão em dia com o coren e querem fazer a especialização para ter mais chance de entrar no mercado de trabalho.

    1. Verdade o Coren achando que está ajudando , pelo contrário está dificultando,pois eles sabem que um curso pós técnico,hj não é barato, muito menos a anuidade

  6. Que bom ter cursos para os técnicos e auxiliares estava precisando muito, quais cursos serão oferecidos? Saúde Mental, Emergência,Cuidados Paliativo, Tecnologias etc?

  7. Pois é, cursinho, cobrar anuidade isso eles sabem fazer muito bem. Agora melhores condições de trabalho, carga horária digna, e nosso novo piso sendo pago isso o Coren e nem o Cofen sabem resolver ou fiscalizar e se fazer cumprir a lei. Eu não faço questão nenhuma de cursinho. Queremos nosso piso!!!!

  8. O Cofen deveria mesmo e baixar o valor das anuidades, pós para técnico de enfermagem só perca de tempo isso serve para eles quererem cobrar anuidades mais altas a cada ano isso tudo é vergonhoso para uma classe tão sofrida e explorada quero mesmo meu salário de técnico e não migalhas e por isso que o cofen precisa brigar não por palhaçada de pós que não vai servir para nada.

    1. Sou auxiliar de enfermagem possuo o certificado de tecnico de enfermagem mas nao consegui fazer minha inscrição por falta de experiência comprovada porém sou servidora publica há pelo menos 30 anos,tenho que ter cem anos de experiência?

  9. Bem meus caros colegas das críticas, estou com vcs, em paralelo ,os coren estaduais não fiscalizam com rigor, a impressão é que estão sempre na contra mão da situação qua estamos atualmente largados a sorte!
    Hoje, hospital é uma empresa como qualquer outra e não sou eu que falo isso é o rh de onde trabalho. Hoje, o auxiliar ou téc de enf é obrigado a ficar cobrindo setor com ou sem experiência. Vc vai porque mandam ou vai ficar ruim pra vc . Auxiliar ou téc enf que está hj passando por isso sabe do que estou falando….
    Cadê os órgãos competentes para fiscalizar benefícios que nos tiram e dentre outros ocorrridos no dia dia….
    Fica minha indignação com meus 21 anos dentro da área da saúde….

    1. Já passou a da hora de ter pós tecnico. Sou técnico como trabalho anos em residência, hoje tenho grande dificuldade ter emprego em hospital, por não ter experiencias não pegam. Absurdo isso como teremos oportunidade se pedem experiencias?

      1. Tenho passado pelo mesmo problema! Quero ingressar em hospitais e por não ter experiência profissional em campo a não ser em estágio não consigo uma vaga . Espero que esse pos- técnico ajude a termos uma oportunidade!

    2. Cofen ppdria mesmo baixar mais os valores das anuidades tanto de auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem, estou a procura do meu primeiro emprego, somente a experiência de estágio, tive que pedir emprestado o dinheiro para pagar o valor total com desconto, se acaso passe do valor, paga o valor sem desconto. Conclusão, quero fazer essa inscrição para pós técnico para me capacitar no mercado de trabalho e não pode, vi que somente quem estão trabalhando em instituições, quer dizer para nós recém formados, a procura do primeiro emprego, a instituição exige experiência, como qie vamos, se não dão oportunidades esse curso iria me ajudar e muito, por ser gratuito, não tenho condições de pagar cursos de capacitação, o que eu faço é estudar por YouTube. Cofen ajuda aí, que possamos tbem fazer esses cursos por técnico de enfermagem, para os recém formados, Minha opinião. Grata

  10. Acabei de formar no curso tec de enfermagem, só consegui agendar a solicitação do meu COREN-PE no dia 10 de março, será que poderei me inscrever sem estar com o coren,mesmo tendo histórico escolar e certificado de conclusão? Não queria perder essa oportunidade de especialização,pois amo demais essa área

  11. Sou tec gostaria de fazer a especializaçao isso progide muito no dia a dia do nosso trabalho

  12. Bom o Coren e o Cofen deveria levar em consideração pois muitos técnicos não estão regular devido a pandemia e a crise econômica porém todos anos manda anuidade até pra quem está desempregado além de não fazer nada pela enfermagem após uma novela do piso nascional da enfermagem cada dia que passa e um capítulo que foi só meio de ganhar voto

    1. Esta certo, estou sem emprego, e ainda tenho que pagar o coren, anualmente, não vejo eles fazendo nada, e tem que pagar ????

  13. Eu quero é meu piso salarial. Onde eu trabalho tem um monte de irregularidades e trabalhamos no improviso e trazemos nossos equipamentos de casa comprados com nossos dinheiro. Várias vezes acionamos o coren eles vão lá e não resolvem nada. Esse ano estar rolando um não pagamento do coren deve ser por isso que vão fazer esse curso.

  14. Estou cursando o técnico de enfermagem será que poderei fazer o pós? Gostaria muito de poder .

    1. Mais um curso com o salário que eu recebo não dá pra ficar pagando taxa de inscrição,acho que devia ser gratuito essa pós para os profissionais… tem colegas que fazem dupla jornada de trabalho pra poder pagar as contas do mês, estamos cansados e esgotados …queremos reconhecimento pois é uma classe de trabalhadores que trabalha muito queremos nosso piso salarial

    1. Eu achei uma maravilha, podia ter saído bem antes, porque com decorrer dos anos tudo muda e aperfeicoar e tudo de bom, eu quero me especializar apesar de ter ja 23 anos de técnico. Aprender nunca e demais

  15. Sou registrada no Coren Recife desde do ano passado ,mas muitas vezes dígito o meu CPF e não consigo ver meu cadastro.e quero muito fazer esse curso .ele será de uma grande oportunidade

    1. Eu quero muito fazer esse pós técnico de enfermagem .
      Abrirá várias portas e muitas oportunidades

    1. Perfeito!!, Isso com certeza melhorará a qualidade dos serviços prestado. Irei fazer!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *