Confusão na dispensação de medicamento faz bebê de 2 meses ir ao óbito

Confusão na dispensação de medicamento faz bebê de 2 meses ir ao óbito

Bebê de 2 meses morre por suspeita de ingerir colírio em vez de medicamento para vômito. O caso aconteceu neste domingo (5) na cidade de Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

Segundo a Polícia Civil, um colírio foi o medicamento que levou Ravi Lorenzo de apenas 2 meses ao óbito na madrugada deste último domingo. A polícia ainda esclarece que a criança deveria ter tomado remedio para evitar vômito e enjoo.

A delegada que acompaanha o caso relata que: “O avô da criança contou que se dirigiu até a farmácia e comprou esses medicamentos. Ele teria levado os remédios para a mãe da criança, que teria ministrado os remédios conforme a prescrição. Passado um tempo, a criança começou a chorar e gritar de dor”.

O medicamento vendido na farmácia foi o tartarato de brimonidina, um colírio para o tratamento de glaucoma, enquanto que o medicamento correto era bromoprida, usado para vômitos e náuseas.

Dispensação de medicamentos em farmácias

No Brasil, de acordo com a legislação sanitária, a dispensação de medicamentos em farmácias deve ser realizada por farmacêuticos habilitados e registrados no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado em que atuam.

Portanto, apenas os farmacêuticos registrados no CRF têm autoridade legal para dispensar medicamentos em farmácias. Eles são responsáveis por garantir que o medicamento prescrito seja adequado ao paciente e que seja entregue na dose e forma corretas, além de orientar o paciente sobre o uso correto do medicamento e possíveis efeitos colaterais.

Comentário do Especialista

Sobre o caso, o Coordenador do Sou Enfermagem Enfermeiro Renato Silva Neto, que é especialsita em saúde pública diz que “é necessário uma posição consistente do Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Farmácia, sobre a dispensação dos médicamentos. Ele ainda comenta que em farmácias hospitalares, unidades básicas de saúde e farmácias satélites, muitas vezes os medicamentos são dispensados por profissionais que nem são da área da saúde“.

A dispensação de médicamento é coisa séria. A prescrição de médicamento é uma coisa séria. Erros e falhas no processo pode causar óbito, como infezlimente aconteceu com essa criança“, finaliza Renato.

A Enfermagem, Medicina e Farmácia, devem trabalhar em conjunto para acabar com as práticas erradas que ainda existem no Brasil sobre a dispensação de medicamentos e prescrições médicas.

One comment

  1. Aprovado o piso salarial dos profissionais em Enfermagem e até agora a categoria não viu nem 0,1 centavos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *