Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprova nova

O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou duas novas especializações nas áreas de esporte e coaching. 

A decisão foi tomada após solicitação de instituição de ensino e de profissionais atuantes na área, que sugeriram o reconhecimento das especialidades.

Walkirio Almeida, coordenador do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), destaca que o Cofen tem recebido constantes manifestações de profissionais de Enfermagem que já cursam a especialização.

A Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP), que emitiu os pareceres sobre os temas, observa que, diante das solicitações de registros dos profissionais enfermeiros, é notável a importância das referidas áreas em constante crescimento no mercado de trabalho.

O especialista em Enfermagem desportiva é preparado para atuar em academias de ginástica, centros de treinamentos desportivos, esporte olímpico e paraolímpico, modalidades esportivas profissionais e de base, dentre outras áreas, tendo como foco o desenvolvimento de ações de Enfermagem buscando a prevenção, promoção e reabilitação do atleta, inclusive os de alto rendimento.

Já o enfermeiro coaching, tem como foco o uso de ferramentas gerenciais para o incremento das práticas e estratégias de liderança nos serviços de saúde. E também o uso de instrumentos de aprimoramento de sucesso aplicados ao exercício da Enfermagem, direcionadas à realidade do mercado de trabalho competitivo de nossos dias, no qual se observa competição entre categorias profissionais.

Na próxima revisão da Resolução Cofen nº 581/2018, as novas especialidades serão incluídas na lista do rol de Especialidades reconhecidas pelo Cofen.

Fonte: Ascom – Cofen

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *