Coren-PR presta homenagem a profissionais de Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) reservou a noite do dia 25 de novembro para homenagear os profissionais que deram a vida na pandemia da covid-19. 

A cerimônia do Coren Paraná Premia 2020, este ano em edição especial, também escolheu líderes de destaque da Enfermagem para representar toda a categoria, em especial os que estão na linha de frente de combate ao coronavírus.

O evento começou com a apresentação de um vídeo com depoimentos de profissionais de enfermagem que se contaminaram ao assistir os pacientes. O vídeo realizado com o apoio da Comissão de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, também relembrou os nomes dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que morreram de covid-19. A família do técnico de enfermagem Josué Pain, que morreu de covid-19 em 11 de setembro, recebeu a medalha presencialmente em nome de todas as famílias que perderam entes queridos. O vídeo de homenagem pode ser conferido no canal do Coren-PR no YouTube.

O enfermeiro epidemiologista Wanderson Oliveira, que trabalhou no Ministério da Saúde ao lado do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recebeu premiação na categoria Destaque pelo trabalho realizado durante a pandemia. “Recebo esta homenagem com muita gratidão e dedico aos meus pais e a todos aqueles que estão lutando e batalhando neste momento. Tenho certeza que assim como eu estava e estou preparado para atuar frente à pandemia, todos os meus colegas da Enfermagem também estão prontos!”, agradeceu.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, também foi premiado como Destaque. “Em um ano tão importante para nós da Enfermagem, a categoria mais afetada por esta pandemia, os profissionais estão esgotados, adoecendo não só de covid, mas também de outras doenças ocupacionais, de sofrimento mental. Esses profissionais não aguentam mais trabalhar da maneira que trabalham e é preciso que o governo brasileiro reconheça nossa necessidade. Agradeço o prêmio e ofereço a todos os profissionais do nosso país”, disse.

Premiada na categoria Destaque, representando a Enfermagem na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), Maria Goretti David Lopes, que ocupa o cargo de diretora de Vigilância e Atenção em Saúde e coordena o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Sesa-PR agradeceu em nome da Enfermagem paranaense e lembrou das lutas da categoria.

“A gente sabia que o ano da Enfermagem não seria fácil por todas as dificuldades e desafios que ainda temos que enfrentar na nossa profissão para conquistar a tão desejada visibilidade, mas não precisava ser tão difícil. Porém, desejo que essa visibilidade sirva para conquistarmos os nossos direitos e que as pessoas passem a nos enxergar como profissionais com condições reais de mudar o modelo assistencial deste país”, afirmou Maria Goretti.

A secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, também recebeu a prêmio destaque. Impossibilitada de comparecer, foi representada pela conselheira Tereza Kindra.

Reconhecimento – Na categoria Reconhecimento, foram lembrados os profissionais de Enfermagem que atuam nas UTIs, premiando em nome de todos a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva, Caroline Gonçalves Pançardes da Silva Marangoni. Os profissionais da Atenção Primária do Estado e do município de Curitiba foram premiados em nome das representantes Carmen Cristina Moura dos Santos e Juliana Marcon Hencke.

Também foi reconhecido o trabalho frente à pandemia dos membros do Comitê de Gestão de Crise do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e do Comitê de Respostas às Emergências de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

A pandemia não acabou – Ao final uma mensagem geral foi deixada por todos os participantes: “a pandemia não acabou”, em especial, pela presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo.

“A pandemia não terminou e a categoria está exausta, fato que exige que os empregadores adotem medidas preventivas relacionadas à saúde laboral e ao psicológico do trabalhador. Apelamos às autoridades e parlamentares que o reconhecimento da categoria seja traduzido em ações proativas baseada nas lutas históricas da categoria. Apelo à sociedade que mantenham as precauções por vocês e por nós, pois a pandemia, infelizmente, não acabou”, finalizou a presidente.

O evento terminou com o lançamento da campanha #AbraceAEnfermagem, idealizada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que pede apoio da população às lutas da categoria contra a covid-19.

Confira os premiados:

Categoria Destaque

· Manoel Carlos Neri – Presidente do Cofen

· Wanderson Kleber Oliveira – Epidemiologista – foi Secretário Nacional de Vigilância do Ministério da Saúde

· Maria Goretti David Lopes – Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa

· Marcia Huçulak – Secretária Municipal De Saúde De Curitiba

Categoria Reconhecimento

· Representando as Equipes de Enfermagem da Atenção Primária do Paraná – Carmen Cristina Moura Dos Santos;

· Representando as Equipes de Enfermagem da Atenção Primária do Município de Curitiba – Juliana Marcon Hencke;

· Representando as Equipes de Enfermagem de Terapia Intensiva do Paraná – Caroline Guimarães Pançardes da Silva Marangoni – Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva;

· Representando o Comitê de Gestão de Crise do Sistema Cofen/Conselhos Regionais – Manoel Carlos Neri, Coordenador;

· Representando o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – Maria Goretti David Lopes, coordenadora do COE;

· Representando o Comitê de Respostas às Emergências de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde De Curitiba – Márcia Cecília Huçulak, Coordenadora do Conresp;

· Representanto a ABEn-Seção Paraná – Maria Leoni Valle – presidente em exercício.

Categoria Homenagem

· Todos os profissionais de enfermagem do Paraná que deram a vida na pandemia de covid-19 (Memorial da Enfermagem Paranaense)

Fonte: Coren-PR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *