Coren do Estado do Paraná lança protocolos de enfermagem na APS

O Coren do Praná lançou no dia 09 de dezembro12, em live, os Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. 

Inicialmente são quatro protocolos disponibilizados no site do conselho, que poderão ser acessados pelas equipes de enfermagem como forma de apoio à categoria que atua nas Unidades Básicas de Saúde de todo estado.

A série de documentos foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Protocolos do Coren/PR, composto por profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, nas áreas acadêmica, assistencial e de gestão.

“Nosso objetivo é oferecer subsídios técnicos à equipe de enfermagem que atua nas Unidades de Atenção Primária com o apoio de documentos que norteiam a assistência, que deve ser adequada de acordo com a realidade de cada município, contribuindo com a valorização profissional e com a mudança de processos de trabalho da categoria”, diz a presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo.

Na live foram apresentados os módulos 1 e 2 – Processo de Enfermagem e Saúde da Mulher. Em 16 de dezembro12, serão lançados e apresentados os módulos 3 e 4 – Imunização e Saúde da Criança.

A construção dos protocolos por meio de módulos permite que sejam incluídos novos temas na medida que for necessário. Ainda em dezembro serão lançados mais dois módulos relativos à Violência e Demandas frequentes na Atenção Primária à Saúde.

A presidente chama a tenção dos gestores municipais para a adoção dos protocolos em suas rotinas. “Apropriem-se destes materiais e os utilizem para adaptá-los à realidade dos diferentes municípios. Este instrumento de apoio certamente contribuirá para ampliar a visibilidade da assistência, o protagonismo e liderança da equipe de Enfermagem”, ressalta a enfermeira Simone Peruzzo. “Necessário destacar que devido à pandemia, as capacitações relativas aos Protocolos foram prejudicadas, devendo ser apropriadas pela próxima gestão. Boa leitura!”, finaliza.

Serviço:

Live: Lançamento dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde

Datas: 09 de dezembro e 16 de dezembro de 2020

Fonte: Coren-PR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *