Sede do Cofen recebe o nome do enfermeiro Ronaldo Beserra

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem descerrou hoje (2/12), durante a Assembleia de Presidentes dos Conselhos de Enfermagem, placa oficializando o nome do edifício-sede, que passa a homenagear o enfermeiro Ronaldo Miguel Beserra, conselheiro federal morto pela pandemia de covid-19. 

O nome foi designado pela Resolução 652/2020, em reconhecimento aos serviços prestados pelo enfermeiro paraibano à Enfermagem e ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

“Ronaldo se destacou como uma liderança da Enfermagem não só na Paraíba como em todo o Brasil. Sentimos muito a perda de nosso companheiro, integrante de plenário do Cofen, assim como perdemos quase 500 profissionais de Enfermagem vítimas da Covid-19”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

“O conselheiro Ronaldo é um símbolo da luta da Enfermagem, que vem enfrentando com muita coragem está pandemia. Ele representa cada enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem mortos nesta pandemia”, afirmou a vice-presidente, Nádia Ramalho.

Ronaldo recebeu ainda homenagem do conselheiro federal Lauro César e da presidente do Coren-RN, Silvia Helena, que destacaram seu compromisso com a categoria e sua relação próxima com cada profissional.

Ronaldo Beserra 

Nascido no sertão paraibano, Ronaldo iniciou sua vida profissional em 1986, como auxiliar de Enfermagem, formando-se técnico e, posteriormente, enfermeiro. Era Capitão da Polícia Militar da Paraíba (Quadro da Saúde) e sempre atuou nos Sistema Único de Saúde (SUS), sendo concursado em dois hospitais. Cursou pós-graduações em Terapia Intensiva, em Urgência/Emergência e mestrado em Terapia Intensiva. Fazia doutorado em Terapia Intensiva.

Sua trajetória no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem remonta a 1990, quando foi eleito conselheiro pela primeira vez. Foi o primeiro técnico de Enfermagem a ocupar o cargo de tesoureiro do Coren/PB, após autorização do Cofen, pois na época os profissionais do quadro II não ocupavam cargos da diretoria. Foi presidente do Coren-PB por duas gestões (2012-2014 e 2014-2017). Em 2018, foi eleito conselheiro federal. Coordenava a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem) e era membro da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar).

Ascom: Conselho Federal de Enfermagem – Cofen

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *