Coren-SP se manifesta sobre fala de Bocardi sobre atuação do enfermeiro em atenção básica

Coren-SP se manifesta sobre fala de Bocardi sobre atuação do enfermeiro em atenção básica

O Coren-SP informou nesta sexta (28/4), que esclarece mais uma vez ao apresentador Rodrigo Bocardi, sobre a autonomia dos enfermeiros na atenção básica. Bocardi questionou nesta sexta (28) na TV, se o enfermeiro teria formação adequada para fornecer atendimento médico.

Manifestação do Coren-SP

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), informou nesta sexta (28/4), que esclarece mais uma vez ao apresentador Rodrigo Bocardi, do telejornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, sobre a autonomia dos enfermeiros na atenção básica. Na manhã desta sexta-feira (28/4), durante uma reportagem acerca da escassez de médicos em unidades básicas de saúde, Bocardi questionou se o enfermeiro teria formação adequada para fornecer atendimento médico.

Conforme estabelecido pelas leis de exercício profissional da enfermagem e da medicina, os profissionais de enfermagem são responsáveis por prestar assistência de acordo com suas atribuições, respeitando sua autonomia. O Coren-SP reitera seu repúdio à ideia de que a enfermagem esteja hierarquicamente subordinada à medicina, enfatizando que o conhecimento técnico-científico da enfermagem é autônomo e não se submete a outras profissões.

Na atenção básica, os enfermeiros têm autonomia para prescrever medicamentos, solicitar exames e realizar outros procedimentos, conforme estipulado na Política Nacional de Atenção Básica. Eles desempenham um papel fundamental na assistência e não devem ser confundidos como substitutos de profissionais de outras áreas da saúde em falta.

Diante disso, o Coren-SP aproveita a oportunidade para ressaltar a Bocardi e à sociedade em geral que valorizar a enfermagem envolve atitudes como conhecer e respeitar a autonomia profissional dos enfermeiros. Mesmo após diversas divulgações sobre o trabalho da enfermagem nos últimos anos, é essencial reforçar a importância de seu papel e a necessidade de respeitar sua autonomia.

Com informações: Coren-SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *