Dicas para o Coração, o Corpo e a Mente da Mulher

Você está correndo em direção a uma vida saudável? Não é difícil de encontrar. A jornada começa com alguns ajustes simples no seu estilo de vida. 

A dieta certa, o exercício e o plano de alívio do estresse desempenham um grande papel.

Essas dicas são direcionadas para as mulheres, porém, podem ser usadas por qualquer pessoa, mas é sempre bom ter um acompanhamento mais de perto por um profissional especializado. Tome sempre cuidado com as dicas de saúde encontradas na internet, fique com aquilo que é comprovado cientificamente e sempre que tiver alguma dúvida, o melhor é não fazer.

As dicas a seguir foram elaboradas pelo Enfermeiro Renato Silva Neto, Coordenador do Instituto Sou Enfermagem e um dos nossos editores.

 

Tenha uma dieta saudável para o coração

Há uma receita fácil se seu objetivo for evitar problemas como doenças cardíacas e derrames, lembre-se que a prevenção é o melhor remédio, além de ser um caminho barato e seguro.

Coma mais frutas e legumes.

 – Escolha grãos inteiros ou seja, evite os triturados. Experimente arroz integral em vez de branco. Mude para a massa de trigo integral em vez da tradicional ou se preferir ser mais radical, você pode eliminar totalmente o trigo.

– Escolha proteínas magras encontradas em frango, peixe, ovos, feijão e legumes.

 – Reduza os alimentos processados, açúcar, sal e gordura insaturada em excesso como das margarinas e óleos vegetais.

COMENTÁRIO:
Quando se come saudável, a flexibilidade do seu corpo funciona muito melhor. Se você gosta de seguir um plano de dieta rigoroso, vá em frente. Se não, tudo bem. Encontre o que funciona para você, é sempre bom ter a consciência de que a minha dieta pode não ser muito boa para você.

Escolher alimentos saudáveis e planejar as refeições pequenas e frequentes funciona bem. Eu não me nego nada, como de tudo mas a moderação é fundamental, por isso, entenda como funciona os alimentos e aceite aquilo que o seu corpo aceita, mas aprenda a rejeitar aquilo que já está comprovado que nos faz mau pra saúde, ensine o seu corpo. Seus hábitos serão transformados progressivamente, não é uma coisa que acontece da noite para o dia.

Exercício todos os dias

Quanto mais ativo você for, melhor. Exercício aumenta a saúde do seu coração, constrói a força muscular e óssea e previne problemas de saúde.

Apontar para 2 horas e meia de atividade moderada, como caminhar ou dançar, toda semana. Se você está bem com exercícios vigorosos, fique com 1 hora e 15 minutos por semana de coisas como correr ou jogar tênis. Adicione alguns dias de treinamento de força também.

Se você estiver ocupado, tente curtos períodos de atividade ao longo do dia. Caminhe frequentemente. Um bom alvo é de 10.000 passos por dia. Pegue as escadas. Estacione seu carro longe do seu destino.

Tem pessoas que se exercitam todos os dias, muitas vezes com o cachorro ou se preferi faça Pilates, Yoga, ou algum esporte.

Perder peso

Quando você perder alguns kilos, você vai diminuir o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e câncer. Isso sem dúvida alguma é importante.

Apontar para uma queda lenta e constante. Tente perder entre 1 a 2 kilos por semana, sendo ativo e comendo bem e melhor.

"Não precisa ser uma hora de exercício intenso todos os dias, qualquer coisa ajuda."

À medida que você melhora, marque o tempo e o quanto você trabalha duro. Se você quer perder muito peso, tente por 300 minutos de exercício por semana.

"Comer uma dieta saudável irá percorrer um longo caminho." Comece cortando o açúcar, que ela diz estar escondendo à vista – em itens comprados em lojas como salada, pão embalado e nozes. Tente evitar refrigerantes e bebidas de café com açúcar também.

Converse com o seu enfermeiro regulamente

Faça consultas regulares com o seu enfermeiro, ele pode acompanhar seu histórico médico e pode ajudá-lo a permanecer saudável, além disso, ele é capacitado para lhe dá orientações sobre o que fazer e como fazer. Por exemplo, se você está em risco de osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos, ele pode querer que você obtenha mais cálcio e vitamina D e lhe dirá o que você deve fazer.

Seu enfermeiro pode lhe recomendar testes de triagem para ficar de olho na sua saúde e pegar as condições precocemente quando elas forem mais fáceis de tratar ou pode lhe orientar a outro profissional de saúde, ou lhe orientar na alimentação ou até mesmo nos exercícios físicos.

Mantenha as linhas de comunicação abertas com o seu enfermeiro. Se você tiver dúvidas, pergunte a ele. Certifique-se de que você está entendendo as orientações corretamente. Se você está preocupado com um medicamento ou procedimento, fale com ele sobre isso.

Talvez você esteja se perguntando, como assim consultar com o enfermeiro? Sabemos que no Brasil as pessoas não tem costume de consultar com o enfermeiro, mas ele é o profissional que tem uma bagagem de conhecimento e experiência singular. A Enfermagem é a ponte para um bom acompanhamento no processo saúde doença. As pessoas estão aos poucos sabendo disso, é tão verdade o que eu estou falando que Consultório de Enfermagem está sendo aberto em vários locais do Brasil, bom, mas isso é outro assunto para outro dia.

Reduza seu estresse

O stress pode prejudicar muito a sua saúde. Você provavelmente não pode evitá-lo completamente, mas você pode encontrar maneiras de aliviar o impacto. Tente estabelecer limites com você e com os outros. Não há problema em dizer não, muitas pessoas tem dificuldades em dizer não, mas é necessário para sua saúde ter a habilidade de dizer não para muitas coisas em sua vida.

Para aliviar o estresse, tente:

Respiração profunda; Meditação; Ioga; Massagem; Exercício; Alimentação saudável; Conversando com um amigo, membro da família ou conselheiro profissional

Crie hábitos saudáveis

Se você fizer as escolhas certas hoje, pode afastar problemas amanhã, pode parecer uma bobagem mas certos hábitos precisam fazer parte do nosso cotidiano, mas as outras atividades podem nos atrapalhar a ter esses hábitos como por exemplo:

Escove os dentes duas vezes por dia e use fio dental todos os dias.

Não fume.

Limite seu álcool. Mantenha-o para uma bebida social ou elimine-o.

Se você tiver medicação, tome exatamente como seu médico prescreveu, se tiver dúvidas quanto a isso, consulte o seu médico ou o seu enfermeiro.

Melhore seu sono. 

Dormir entre 6 a 8 horas. Se você tiver problemas para fechar a boca, converse com seu enfermeiro.

Se você tem pele sensível e pega muito sol, então use protetor solar e fique longe do sol das 10h às 15h. Mas se você é um tipo de pessoa que pega pouco sol, assim como eu, então você deve criar um hábito de pegar um pouco de sol diariamente.

Use o cinto de segurança sempre, os acidentes são sempre imprevisíveis, você não vai saber quando vai acontecer.

Tire um tempo todos os dias para investir em sua saúde, pois amanhã, todos nós iremos envelhecer e queremos envelhecer com saúde.

Eu mesmo, mesmo sendo enfermeiro, tive dificuldades de ter hábitos saudáveis mas pouco a pouco fui lutando conta a minha própria vontade e fui aplicando gradativamente bons hábitos.

Brevemente farei novas postagens sobre assuntos relacionados com isso. Par você não perder os assuntos, participe dos nossos grupos de notícias, enviamos para nossos grupos no Whatsapp as novas postagens.

http://bit.ly/WhatsSouEnf

VEJA ESTES ARTIGOS RELACIONADOS

Elimine 7 hábitos não saudáveis da sua vida

http://bit.ly/SouEnf-2JDpn5v

Exercício Físico é mais Importante que Perder Peso

http://bit.ly/SouEnf-2LORpNm

A verdade feia sobre os óleos vegetais e por que eles devem ser evitados

http://bit.ly/SouEnf-2JIsg5i

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *