Nem todos os Vídeos do YouTube sobre cateterismo vesical são seguros, diz pesquisa

Atualizado em 14/05/2023 às 02:37

Uma pesquisa realizada por uma graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte concluiu que a maioria dos vídeos do YouTube sobre cateterismo vesical masculino estão fora do recomendado. 

Um mecanismo cada vez mais utilizados por estudantes de enfermagem para revisar conteúdos de estudos é a utilização dos vídeos do YouTube. Mas até que ponto estes vídeos devem ser seguidos a risca?

Novas tecnologias de ensino

Novas tecnologias de ensino têm sido, cada vez mais, utilizadas no processo de aprendizagem dos cursos de graduação em saúde, o que fortalece o processo de mudança e aprimoramento do conhecimento. Desse modo, o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) pode ser visto como um elemento que visa auxiliar, reunir e garantir a melhoria do repasse de informações destinadas aos acadêmicos.

Essas mídias utilizam-se de um conjunto de características específicas, como a interatividade, inovação, digitalização, automatização, conexão e diversidade, proporcionando ao docente uma gama de instrumentos que podem auxiliar no processo de ensino para os alunos. 

As TIC’s, nesse ínterim, podem ser encaradas como um elemento facilitador e, ainda, propiciador de novas linguagens no espaço educacional. Assim, possibilitam ao estudante diversificar e ampliar o conhecimento sobre temas específicos de sua formação e motivar o desenvolvimento do espírito investigativo na busca de evidências fundamentadas para a tomada de decisão frente aos problemas da prática clínica.

Apreende-se que o aprendizado de enfermagem requer peculiaridades específicas da profissão, afinal os alunos, frequentemente, se deparam com situações complexas que envolvem o cuidado com a vida do outro, o que requer um amadurecimento do acadêmico, bem como uma boa técnica a fim de garantir uma assistência segura e livre de erros. 

Vídeos como uma tecnologia do ensino-aprendizagem

Nesse ínterim, uma ferramenta que ganha destaque é o uso dos vídeos como uma tecnologia do ensino-aprendizagem dos alunos de enfermagem, tanto em nível técnico profissionalizante como em nível da graduação. Afinal, os vídeos servem como apoio e auxiliam o professor a orientar atividades práticas que são típicas da profissão, simulando o ambiente, o profissional, a situação de assistência e o paciente.

Com isso, o aluno é capaz de anteceder as suas principais necessidades e dúvidas que possam existir antes de se encontrar inserido em um momento de atividade prática real. 

Nesse sentido, a internet realça-se enquanto principal fonte de vídeos, isso por meio de plataformas virtuais como o YouTube. Todavia, em contraponto à facilidade de acesso aos vídeos em tal meio de divulgação, tem-se a ausência de controle de qualidade dos mesmos, isso porque não há qualquer restrição de postagem no que concerne à adequação do procedimento veiculado pela mídia divulgada nesse cana

Sabe-se que o cateter vesical é um importante recurso na assistência à saúde, no entanto, seu uso é frequentemente excessivo e depois de inserido, muitas vezes permanece por tempo muito maior do que o necessário.E  o fator de risco mais importante para infecção do trato urinário (ITU).

Uma única cateterização associa-se com o risco de 1 a 2% de desenvolver ITU e o risco cumulativo é de 5% ao dia. A ITU associada ao cateter vesical pode representar até 40% das infecções hospitalares e aumenta em cerca de três dias o tempo de internação, podendo complicar com bacteremia e óbito.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade, foram analizados 32 videos, dos quais nenhum estava de acordo com padrões estabelecidos pela literatura; dentre os principais erros encontrados, destacam-se a ausência de lavagem das mãos, a falta de registro no prontuário, a ausência de limpeza e secagem do paciente no término do procedimento, a técnica incorreta durante antissepsia e a falta de troca de luvas.

Estima-se que cerca de 20% a 50% dos pacientes hospitalizados são submetidos a cateterização vesical e alguns estudos sugerem que até de 38% dos médicos podem desconhecer que o seu paciente está sondado, o que contribui para que o cateter vesical seja mantido além do tempo necessário.

Realça-se, nesse sentido, a importância da etapa de prescrição do procedimento, com verificação da indicação.  Estima-se que cerca de 20% a 50% dos pacientes hospitalizados são submetidos à correta, a qual foi demonstrada em apenas dois vídeos. E algo preocupante a fato de quase 100% dos vídeos analisados estarem inadequadas.

Triagem

Desse modo, sabe-se que grande parte desses vídeos necessita de uma triagem, baseada em um protocolo de ensino, que garanta a eficácia e o objetivo da simulação que será passado aos alunos, já que, quando se abordam aspectos relacionados à assistência à saúde, as informações podem resultar em ações e/ou pensamentos errôneos.

Destaca-se, nesse contexto, o uso dos vídeos para o ensino dos procedimentos de enfermagem e, dentre esses, a técnica do cateterismo urinário de demora masculino, processo amplamente utilizado na prática clínica da enfermagem e que, quando executado incorretamente, é o fator de risco mais importante para infecção do trato urinário (ITU). Dentre as limitações do estudo, realça-se a dificuldade de busca do YouTube, já que não há uma estratificação dos vídeos quanto às categorias, bem como a escolha da categoria se dá pelo responsável pela postagem e, portanto, na maioria das vezes, não condiz com o conteúdo veiculado pelo vídeo. 

Tendo em vista que o YouTube é sítio mais difundido entre os usuários de internet e que muitas pessoas usam-no como fonte de pesquisa, enfatiza-se a importância da análise da qualidade e fidelidade das informações postadas. Além disso, compreende-se que a seleção e a produção adequadas dos vídeos podem oportunizar de forma apropriada a sua utilização em espaços de treinamentos e aulas didáticas

O estudo conclui dizendo que, apesar de o sítio de compartilhamentos de vídeos YouTube ser uma ferramenta amplamente difundida atualmente, há uma carência de vídeos que reproduzam a técnica de acordo com o que é preconizado na literatura.

REFERÊNCIAS

1. Robinson BK, Dearmon V. Evidence-Based Nursing Education: Efficient Use of Instructional Design and simulated learning environments to improve the transfer of knowledge in undergraduate students in Nursing. J Prof Nurs. 2013; 29:203-9.

2. Gomes MPC, Ribeiro VMB, Monteiro DM, Leher EMT, Louzada RCR. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde – avaliação dos estudantes. Ciência e Educação. 2010; 16(1):181-98.

3. Burrell LA. Integrating critical thinking strategies into nursing curricula. Teaching and Learning in Nursing. 2014; 9:53-8.

4. Onda EL. Situated cognition: its relationship to simulation in nursing education. Clinical Simulation in Nursing. 2012; 8:273-80.

5. Sánchez-García AB, López-Montesinos MJ. Wireless devices in nursing education. Invest Educ Enferm. 2013; 31(1):95-.

6. Moraes AF. A diversidade cultural presente nos vídeos em saúde. Interface – Comunic Saúde Educ. 2008; 12(27):811-22.

7.   Mazzo A, Gaspar AACS, Mendes IAC, Trevizan MA, Godoy S, Martins JCA. Cateter urinário: Mitos e rituais presentes no preparo do paciente. Acta Paul Enferm. 2012; 25(6):889-94.

8. Jansen IAV, Hopmans TEM, Wille JC, Broek PJVD, Kooi1 TVD, Benthem BHB. Appropriate use of indwelling urethra catheters in hospitalized patients: results of a multicentre prevalence study. BMC Urol. 2012; 12:25.

9. Conterno LO, Lobo JA, Masson W. Uso excessivo do cateter vesical em pacientes internados em enfermarias de hospital universitário. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(5):1089-96.

10. Todsen T, Henriksen MV, Kromann CB, Konge L, Eldrup J, Ringsted C. Short- and long-term transfer of urethral catheterization skills from simulation training to performance on patients. BMC Med Educ. 2013; 13:29.

11. Diez MB, Ossa MR. Cateterismo uretral: un tema para la reflexión. Invest Educ Enferm. 2005; 23(2):118-37.

12. Carapeti EA, Andrews SM, Bentley PG. Randomised study of sterile versus non-sterile urethral catheterization. Ann R Coll Surg Engl. 1994; 76(1):59-60.

13. Lima MEM. O vídeo como instrumento didático educativo [Dissertation]. Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFMG; 2007.

14. Carvalho JA, Gurgel PKF, Lima KLN, Dantas CN, Martins CCF. Análise de vídeos do youtube sobre aleitamento materno: importância e benefício. Rev Enferm UFPE Online. 2013; 7(Esp.):1016-22.

15. Pellegrini DP, Reis DD, Monção PC, Oliveira R. Youtube. Uma nova fonte de discursos [Internet]. 2011 (Cited Jan 2, 2015). 

16. Tourinho FSV, Medeiros KS, Salvador PTCO, Castro GLT, Santos VEP. Análise de vídeos do YouTube sobre suporte básico de vida e reanimação cardiopulmonar. Rev Col Bras Cir. 2012; 39(4):335-9.

17. Brendim MP, Rezende LA. Levantamento e análise de vídeos de prevenção e detecção precoce dos cânceres de cabeça e pescoço para educação de fonoaudiólogos. Ensino, Saúde e Ambiente. 2009; 2(1):52-71.

18. Boctor L. Active-learning strategies: the use of a game to reinforce learning in nursing education. A case study. Nurse Educ Pract. 2013; 13:96-100.

19. Lo E, Nicolle L, Classen D, Arias KM, Podgorny K, Anderson DJ, et al. Strategies to prevent catheter-associated urinary tract infections in acute care hospitals. Infect Control Hosp Epidemiol. 2008; 29(Supl.):41-50 .

20. Oliveira R, Azevedo N, Cruz ICF, Andrade M, Santo FHE. Urinary tract infection: searching evidence for nursing care. Online Braz J Nurs [Internet]. 2008 (Cited Nov 27, 2015); 7 (3).  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *