Diferença entre LDL e DHL Colesterol

Diferença entre LDL e HDL Colesterol

O HDL (High-density lipoprotein) e o LDL (Low-density lipoprotein) são duas subfrações do colesterol, e eles diferem na sua estrutura química e no seu papel no corpo humano.

O LDL é considerado “ruim”, porque pode se acumular nas paredes das artérias e formar placas, o que pode levar ao estreitamento das artérias e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral.

Por outro lado, o HDL é considerado “bom”, porque ajuda a transportar o colesterol de volta para o fígado, onde pode ser eliminado do organismo, reduzindo o acúmulo de colesterol nas artérias.

Além disso, o HDL tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que, podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, enquanto o LDL tem propriedades pró-inflamatórias e pró-trombóticas que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Por isso, é recomendado manter um nível adequado de HDL no sangue, por meio de hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática de atividade física e abstenção de fumo.

Já o LDL deve ser controlado para manter seus níveis nos limites recomendados, para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *