Exercício Físico é mais Importante que Perder Peso

Aumento da atividade física, e não a perda de peso, dá aos indivíduos com doença cardíaca coronária uma maior duração da vida, de acordo com um novo estudo realizado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).

Pesquisadores da NTNU descobriram que pacientes com doenças cardíacas podem ganhar peso sem comprometer sua saúde, mas sentar-se na poltrona recai em riscos significativos para a saúde.

A perda de peso parece estar associada ao aumento da mortalidade para os participantes do estudo que estavam com peso normal no início do estudo. A pesquisa, que é um estudo observacional baseado em dados do HUNT (Nord-Trøndelag Health Study), foi publicada recentemente no Journal of American College of Cardiology (JACC).

A pesquisadora Trine Moholdt, do Departamento de Circulação e Imagens Médicas da NTNU, colaborou no estudo com o cardiologista Carl J. Lavie, do Instituto John Ochsner Heart and Vascular, em Nova Orleans, e com Javaid Nauman, da NTNU.

Eles estudaram 3307 indivíduos (1038 mulheres) com doença cardíaca coronária de HUNT. Os dados da HUNT constituem a maior coleção de informações de saúde da Noruega sobre uma população. Um total de 120.000 pessoas consentiram em disponibilizar suas informações de saúde anônimas para pesquisa, e quase 80.000 pessoas liberaram exames de sangue.

Os pacientes com HUNT foram examinados em 1985, 1996 e 2007 e acompanhados até o final de 2014. Os dados do HUNT foram comparados com dados do Registro de Causas de Óbito da Noruega.

Durante o período de 30 anos, 1493 dos participantes morreram e 55 por cento das mortes foram devidas a doença cardiovascular.

"Este estudo é importante porque pudemos observar as mudanças ao longo do tempo, e não foram muitos os estudos que fizeram isso, então sou eternamente grato ao HUNT e aos participantes da HUNT", disse Moholdt.

Exercite-se e viva mais

O estudo revelou que as pessoas que são fisicamente ativas vivem mais do que as que não são. A atividade física sustentada ao longo do tempo foi associada a um risco de mortalidade substancialmente menor.

Os participantes do estudo foram divididos em três categorias: inativos; ligeiramente fisicamente ativo, mas abaixo do nível de atividade recomendado; e fisicamente ativo em ou acima do nível de atividade recomendado.

O nível de atividade recomendado é de pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 60 minutos por semana de atividade física vigorosa.

Um pouco é melhor que nada

O risco de morte prematura foi maior para o grupo de pacientes que estavam completamente inativos do que para qualquer um dos outros grupos. O prognóstico para as pessoas que se exercitam um pouco, mesmo que seja abaixo do nível recomendado, é melhor do que não se exercitar.

"Mesmo sendo um pouco ativo é melhor do que estar inativo, mas os pacientes têm que manter o nível de atividade. A atividade física é perecível – se você adiar você perde seus benefícios", diz Moholdt.

Exercite-se

Os participantes da HUNT foram questionados sobre o quanto a atividade de exercício era para eles. Moholdt aponta que esta é uma boa maneira de determinar a intensidade do exercício. Uma caminhada de meia hora pode ser vivida de forma muito diferente, dependendo da forma como a pessoa está.

A questão, então, é como traduzir essas descobertas em diretrizes práticas.

"As diretrizes clínicas para pacientes com doenças cardíacas atualmente incluem ter peso normal e ser fisicamente ativo. Eu colocaria mais ênfase no aspecto do exercício. Quando se trata de atividade física, você tem que fazer o que você fica em melhor forma. Isso significa treinar com alta intensidade. Faça algo que faça você respirar com dificuldade, de modo que seja difícil falar, mas não tão forte que você não possa fazer isso por quatro a cinco minutos ", diz Moholdt. Ela acrescenta que os pacientes com doenças cardíacas geralmente estão em má forma, então, muitas vezes, não é preciso muito para entrar no modo de alta intensidade.

Quando perguntado se algum dos resultados do estudo foi inesperado, Moholdt disse que eles não eram surpreendentes em termos de atividade física. "Mas o fato de que ganhar peso não representa um risco maior quando os pacientes já estão acima do peso, eu acho que é um pouco surpreendente", disse ela.

Correlação entre perda de peso e aumento da mortalidade

Os resultados indicam que o ganho de peso não parece aumentar o risco para pacientes com excesso de peso, o que significa que não é perigoso para um paciente com coração adiposo ganhar alguns quilos. O que é perigoso é se a pessoa não se envolver em qualquer forma de exercício.

Os resultados do estudo mostraram maior mortalidade entre os pacientes com peso normal que perderam peso. Moholdt aponta que a pesquisa é um estudo de observação que não analisa as causas subjacentes. Pode ser que os pacientes que perderam peso estivessem mais doentes.

O paradoxo da obesidade

O desenvolvimento de doenças cardiovasculares tem uma relação causal com a obesidade. Apesar dessa forte correlação, os resultados de grandes metanálises indicam que pessoas com doença cardiovascular com índice de massa corporal (IMC) acima da faixa de peso normal têm melhor prognóstico. Isso é freqüentemente chamado de paradoxo da obesidade.

"O que sabemos há algum tempo é que, para pacientes cardíacos, parece ser uma vantagem ser gordo – o chamado paradoxo da obesidade. Mas, embora pareça que vale a pena estar acima do peso e que a perda de peso afete adversamente esses pacientes, Todos esses dados são baseados em estudos de observação. Para provar a causalidade, ensaios clínicos randomizados são necessários ", diz Moholdt.

A relação entre IMC e expectativa de vida é complicada e depende de vários fatores. Fontes erradas são abundantes. Os resultados de outra análise mostraram que peso normal, não fumantes saudáveis têm o menor risco de morte prematura.

Emagrecer não é necessariamente errado

Os resultados deste estudo não significam que nunca é uma boa ideia perder peso para um paciente cardíaco com excesso de peso. Moholdt e seus colegas observam em seu artigo da JACC que "em nossa visão, a redução de peso desejada ou intencional pode ser útil para indivíduos com sobrepeso ou obesos, embora poucos dados apóiem essa visão em estudos com pacientes coronariopatas".

Uma hipótese é que a perda de peso está associada à melhora da sobrevida entre pacientes com doença coronariana com sobrepeso e obesidade. Essa correlação não ficou evidente no estudo.

"Pode ser que o peso seja menos importante para os pacientes cardíacos, mas sabemos que a atividade física é muito importante", diz Moholdt.

Livrar-se da balança de banheiro

Ela acredita que muitas pessoas começam a se exercitar para perder peso e depois desistem quando não obtêm os resultados desejados na forma de perda de peso.

Moholdt encoraja as pessoas a se livrarem de sua balança de banheiro. Ela diz que inúmeros estudos demonstraram que a composição corporal muda com o exercício e que os músculos pesam mais que a gordura.

"O exercício tem um efeito benéfico em todos os órgãos do corpo – no cérebro, coração, fígado, sistema vascular e, claro, na nossa musculatura", diz ela.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *