Expansão Histórica da Lista de Doenças do Trabalho pelo Ministério da Saúde em 2023

Expansão Histórica da Lista de Doenças do Trabalho pelo Ministério da Saúde em 2023

Em uma medida histórica, o Ministério da Saúde do Brasil atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho em 29 de novembro de 2023, incluindo 165 novos diagnósticos. Esta atualização, publicada oficialmente, amplia significativamente o escopo das condições consideradas como riscos ocupacionais, abrangendo desde a covid-19 e distúrbios musculoesqueléticos até variados tipos de câncer.

A inclusão de transtornos mentais como Síndrome de Burnout, ansiedade, depressão, e tentativa de suicídio é particularmente notável, refletindo uma crescente consciência sobre a saúde mental no local de trabalho. Além disso, o uso indevido de substâncias, já associado a jornadas de trabalho extenuantes e assédio moral, passa a ser reconhecido como uma consequência direta dessas condições laborais.

Este avanço legislativo foi bem recebido pelos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social e entra em vigor em 30 dias. A ação visa promover a prevenção dessas doenças em ambientes de trabalho, priorizando a criação de espaços laborais mais seguros e saudáveis.

Maior vigilância e assistência

Com as mudanças, abre-se caminho para uma maior vigilância e assistência, além de fortalecer a fiscalização por parte dos auditores fiscais do trabalho. Essas medidas são vistas como fundamentais para garantir o bem-estar dos trabalhadores e facilitar o acesso a benefícios previdenciários, aplicando-se a todas as categorias de trabalho, tanto formais quanto informais, em ambientes urbanos e rurais.

Desde sua instituição em 1999, a lista de doenças ocupacionais tem sido um documento chave na identificação e tratamento de doenças relacionadas ao trabalho. Com a atualização, o número de códigos de diagnóstico salta de 182 para 347, disponíveis para consulta no Diário Oficial da União.

Esta revisão reflete o compromisso da atual gestão do Ministério da Saúde em priorizar a saúde do trabalhador, e foi avaliada pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) durante o seu 11º encontro, o Renastão, em Brasília.

A Renast, criada em 2002, desempenha um papel crucial na promoção da saúde do trabalhador, integrando esforços do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS), gerenciados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), revelam quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais atendidos entre 2007 e 2022, com 52,9% relacionados a acidentes de trabalho graves.

As estatísticas mostram ainda que 26,8% das notificações são devido a exposição a material biológico, 12,2% a acidentes com animais peçonhentos, e 3,7% a lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomusculares. Em 2023, já foram notificados mais de 390 mil casos de doenças relacionadas ao trabalho, destacando a urgência e a relevância desta atualização.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *