Hospital Pediátrico Pequeno Príncipe alcança nível

O Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, conquistou o Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 2016 e agora no ano de 2019 o hospital conquistou o nível e da ONA, a mais importante entidade brasileira certificadora de serviços de saúde.

Esse selo comprova que a instituição segue protocolos padronizados e mensura – por meio de indicadores – processos administrativos e cuidados assistenciais. Tudo isso, garante segurança e qualidade no atendimento a pacientes e familiares. 

Com essa conquista o Hospital Pequeno Príncipe passa a compor uma das 10 instituições do Paraná considerada de excelência em gestão, qualidade na assistência e segurança do paciente. Esse foi um presente mais do que merecido à instituição que completa neste ano 100 anos de história e serviços prestados à comunidade do Paraná e do Brasil.

Ao longo dos últimos anos, o Hospital aprimorou os fluxos, readequou processos e incrementou indicadores de desempenho e qualidade. Todas essas ações se enquadraram nas exigências da acreditação, compostas por padrões voltados para a organização do serviço; definição e otimização dos fluxos internos; além de incentivo a boas práticas e definição de protocolos assistenciais, ratificando um modelo de gestão e permitindo a melhoria dos resultados.

E o que é acreditação ONA?

O que se entende por acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Esses serviços podem ser: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios odontológicos ou mesmo laboratórios de exames.

Para entender o que é acreditação ONA, tenha em mente que ela tem um caráter, acima de tudo, educativo, direcionado para a melhoria contínua e sem objetivo de fiscalização ou controle oficial ou governamental.

Nesse sentido, como toda certificação, não deve ser confundida com as avaliações para licenciamento e funcionamento, que cabem ao Estado.

O processo de acreditação é baseado em três princípios fundamentais:

É voluntário, solicitado pela própria organização de saúde;
É periódico, com prazo de validade do certificado, necessitando nova avaliação após o vencimento;
É sigiloso, ou seja, as informações obtidas em cada organização de saúde durante a avaliação não são divulgadas.

Dentre as principais vantagens da certificação hospitalar pela ONA, podemos citar:

Segurança para os pacientes e profissionais;
Busca voluntária da qualidade;
Educação dos profissionais;
Maior qualidade da assistência;
Processo de construção de equipe e melhoria contínua;
Melhoria do gerenciamento da unidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *