Hospital Pedro II troca coordenação de enfermagem depois de caos

Depois de uma madrugada sem médicos, secretária notifica OS para substituir comando

RIO – Bastou o horário de expediente regular terminar, para o Hospital Pedro II, em Santa Cruz, voltar a ter problemas. Pacientes que procuraram a unidade durante a madrugada deste sábado (13) tiveram que esperar até a manhã para receber atendimento, como mostrou uma reportagem do RJ1, da TV Globo. Eles só conseguiram ser medicados depois da chegada da própria secretária de Saúde, Ana Beatriz Busch, por volta das 7h20. Como resposta ao incidente, ela determinou que a organização social (OS) responsável pela unidade, a SPDM, seja notificada para substituir a coordenação de enfermagem. O profissional ficará à disposição da OS.

Na sexta-feira, foi implementado um gabinete itinerante dentro na unidade, uma intervenção que não tem data para acabar.

— Hoje, o hospital precisa que a gente esteja aqui. A prorrogação do contrato com a OS fragilizou a escala médica — explica a secretária, que prometeu só deixar o Pedro II quando tudo estiver "funcionando a contento".

Renata Pacheco estava acompanhando a mãe, que procurou a unidade com dor. Segundo ela, desta vez tudo funcionou direitinho, ao contrário do que aconteceu na semana passada:

— Hoje está tudo bem porque a secretária está aqui. Mas quando trouxe minha tia, na semana passada, precisei trazer água de casa. E minha irmã chegou às 19h e só foi embora às 6h, porque não tinha médico.

A doceira Dênia Ferreira também vê a intervenção com desconfiança. Neste sábado, acompanhando uma amiga, ela diz que a situação é bastante diferente da encontrada pouco tempo atrás, quando levou a mãe para tratar uma crise alérgica

— A gente chegou às 23h, e só saiu às 8h da manhã. Ficamos esperando esse tempo todo para minha mãe tomar uma injeção — diz ela, relatando, na ocasião, ter visto um paciente com AVC esperando no corredor — Agora eu estou esperando para ver se o atendimento realmente vai melhorar.

Possibilidade de nova atuação

Segundo a secretária Ana Beatriz Busch, o gabinete itinerante foi criado a partir de uma demanda do prefeito Marcelo Crivella (PRB) para atuar especificamente no Pedro II. Mas a possibilidade de levar a intervenção a outras unidades não está descartada. Além de atuar na regularização da escala médica e do fornecimento de insumos, o gabinete também convocou representantes da secretaria de Infraestrutura para verificar as obras necessárias, como a substituição do piso das salas amarela e vermelha. Outra ação programada é o treinamento da equipe:

— Às vezes o paciente ouve que o médico não está presente, quando, na verdade, está na sala ao lado realizando um procedimento. Muitos problemas acontecem aqui por falta de informação. Precisamos garantir que os protocolos da secretaria sejam seguidos — disse.

Fonte: O GLOBO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *