Iniciativas Inovadoras Marcam a Semana de Enfermagem em Hospitais do Ceará

Iniciativas Inovadoras Marcam a Semana de Enfermagem em Hospitais do Ceará

De 12 a 19 de maio, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) está celebrando a Semana de Enfermagem em suas unidades. Os hospitais administrados pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) oferecerão uma série de atividades, incluindo minicursos e homenagens, em torno do tema “Enfermagem: voz que lidera o cuidado”. A diretora-geral do Hospital Regional do Cariri (HRC), Demostênia Rodrigues, deu início à celebração na sexta-feira (12) com uma palestra virtual.

No Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, integrantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) conduzirão o debate “Enfermagem: uma força para a saúde brasileira” na segunda-feira (15). Em seguida, a enfermeira Keka Abrantes apresentou um show de stand up. Diversos profissionais foram homenageados ao longo do evento.

Nos dias seguintes, serão ministrados minicursos abordando liderança, tratamento de lesões e curativos, além de cuidados com dispositivos arteriais e venosos invasivos. Haverá ainda aulas de Farmacologia para Enfermagem e de assistência a pacientes em condições críticas.

Celebração inclui almoço e jantar especiais

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, a celebração inclui almoço e jantar especiais para os profissionais de enfermagem, além da exibição de fotos e vídeos dos colaboradores. O hospital também organizará a Gincana ACSA, em referência à certificação internacional da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia, obtida em 2021, com premiações para o setor de maior destaque.

Daniel Rodrigues, coordenador de Enfermagem do HRSC, afirma que a programação é uma forma de reconhecer o trabalho desses profissionais. “Eles desempenham um papel fundamental no cuidado e na recuperação dos pacientes. Essas atividades visam homenageá-los e engajá-los, promovendo momentos de pertencimento. É uma maneira de valorizá-los”, declara.

Progresso científico

A Semana de Enfermagem também destaca o progresso científico na área. Na sexta-feira (12), foi transmitido online o lançamento do II Encontro de Enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), programado para o dia 24 de maio, no auditório do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza. Os profissionais de enfermagem das UPAs apresentarão pesquisas de mestrado e/ou doutorado que contribuem para o avanço científico.

No Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), em Fortaleza, as atividades começaram com uma apresentação musical e uma palestra magna com Roberta Meneses, professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Outras atividades incluíram uma roda de conversa sobre liderança, discussão sobre curativos a vácuo e um coffee break. Na próxima semana, os profissionais de enfermagem receberão sessões de massoterapia e orientações nutricionais.

Universalização da Saúde

No começo da semana, os profissionais de enfermagem do HGWA, em Fortaleza, tiveram reuniões sobre Comunicação, Protocolo Sepse, higiene das mãos e um debate sobre o trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Na quinta-feira (11), o hospital recebeu a visita de membros do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) com o projeto “Universalização da Saúde – cuidar de quem cuida”, que incluiu palestra, ventosaterapia e ginástica laboral.

Na sexta-feira (12), o refeitório do hospital foi decorado em homenagem aos colaboradores. Um mural com fotografias foi criado para que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pudessem marcar o momento.

“Dedicamos uma semana inteira para esses profissionais. Toda a programação foi elaborada pensando neles”, salienta a coordenadora de Enfermagem do hospital, Verangella Azevedo.

Terapias Integrativas

Na segunda-feira (15), o HRC oferecerá terapias manuais de fisioterapia e massoterapia nos três turnos. No dia seguinte, às 14h, ocorrerá a apresentação das ações bem-sucedidas das equipes de Enfermagem na prevenção de lesão por pressão.

Na quarta-feira (17), novamente serão oferecidos os serviços de terapias manuais de fisioterapia e massoterapia nos turnos da manhã e da tarde.

Encerramento da programação

O encerramento da programação acontecerá no dia 18, no auditório do hospital, com as palestras “De técnico a enfermeiro: histórias de sucesso” e “Liderança no cuidado”.

Na segunda-feira (15), a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), em Fortaleza, receberá o enfermeiro Francisco Thiago Santos, membro do Coren, para a palestra “Enfermagem: uma força para a saúde brasileira” às 9h.

No mesmo dia, das 14h às 19h, haverá uma sessão de promoção de bem-estar com uma consultora de uma empresa de cosméticos. Sessões terapêuticas de relaxamento serão oferecidas nos dias 16 e 17 de maio.

Empreendedorismo na Enfermagem

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, organizará de 16 a 18 de maio a II Jornada de Enfermagem da unidade. No primeiro dia, a palestra principal “O poder e a Enfermagem: revelando a dimensão política do cuidado” será ministrada pelo enfermeiro José Jeová Mourão Netto.

No segundo dia, haverá palestras sobre empreendedorismo na Enfermagem, conduzidas pela coordenadora de Enfermagem da Emergência Adulto, Francisca Kelce Matias Machado, além da exposição de estandes de empreendedores do setor.

No último dia, ocorrerá a mesa redonda “Protagonismo da Enfermagem na Gestão Hospitalar”, mediada pela coordenadora-geral de Enfermagem do HRN, Juliana Veras Araújo Pinto.

O evento também contará com a apresentação de trabalhos científicos e minicursos sobre diversos temas. “Será uma chance de promover debates multidisciplinares na Enfermagem, abordando temas como Empreendedorismo e Gestão”, afirma Pinto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *