Última atualização: 07/02/2025
Na noite da última quinta-feira (6), a Polícia Militar prendeu Ryann Hícaro Filipino Germano da Silva, de 18 anos, suspeito de espancar até a morte o técnico de enfermagem Jonathan Rosa de Oliveira, de 33 anos. O crime ocorreu na Praia Central de Piúma, no litoral Sul do Espírito Santo, na madrugada do mesmo dia. De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, o jovem tentou fugir no momento da abordagem policial, mas foi capturado após uma perseguição pelas ruas da cidade. Ele estava escondido na casa do avô, no Centro de Piúma. No local, a namorada do suspeito afirmou que ele não estava presente, mas os policiais ouviram ruídos suspeitos e flagraram Ryann tentando escapar pelos fundos da residência.
Após ser encontrado escondido em uma escada de acesso a outra casa, ele foi detido sem resistir.
O assassinato e as investigações
Testemunhas relataram que Jonathan Rosa de Oliveira foi atacado por um grupo de indivíduos que o agrediram violentamente com socos e chutes na cabeça. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Segundo relatos colhidos pela polícia, o crime pode ter sido motivado por disputa de território relacionado ao tráfico de drogas na região. Uma das testemunhas entregou às autoridades prints de conversas em aplicativos de mensagens que indicam que a vítima havia sido alertada para não continuar vendendo drogas na área. No entanto, essa versão ainda não foi oficialmente confirmada pela Polícia Civil.
Além de Jonathan, outras duas pessoas que estavam com ele no momento do ataque também foram agredidas, mas conseguiram fugir e buscar ajuda. Elas foram encaminhadas para atendimento médico e orientadas a prestar depoimento na delegacia.
O corpo da vítima foi localizado próximo a um quiosque da orla e encaminhado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML), em Cachoeiro de Itapemirim, para realização da perícia.
Passagens pela polícia
A Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) confirmou que o suspeito já tinha passagens pelo sistema prisional. Ele havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas em julho de 2024. Durante a abordagem, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra Ryann.
O jovem foi encaminhado à Delegacia de Itapemirim, onde será investigado pelos crimes de homicídio e possível envolvimento com o tráfico.
Dor e indignação da família
Familiares e amigos de Jonathan Rosa de Oliveira lamentaram a perda e exigem justiça. Ele trabalhava no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Piúma, e era descrito como uma pessoa generosa e sempre disposta a ajudar o próximo.
“Jonathan sempre foi trabalhador, cheio de sonhos e ambições. Era um rapaz alegre, que amava sua profissão. Estamos devastados com a forma brutal como tiraram a vida dele“, desabafou Patrícia Oliveira Ferreira, prima da vítima.
O velório do técnico de enfermagem aconteceu na tarde de quinta-feira (6) em Cachoeiro de Itapemirim. O enterro está previsto para a manhã desta sexta-feira (7).
Investigação em andamento
A Polícia Civil de Piúma continua investigando o caso e trabalha para identificar outros envolvidos no crime. O tenente Márcio Lopes, da Polícia Militar, ressaltou a necessidade de reunir mais provas e depoimentos.
“É um local ermo e sem muitas testemunhas. Precisamos ouvir as pessoas envolvidas para esclarecer os detalhes e confirmar a motivação do crime. A disputa pelo tráfico de drogas na região é uma das hipóteses que estamos apurando“, declarou o oficial.
A comunidade de Piúma está abalada com o caso e espera que as autoridades punam todos os responsáveis pelo crime brutal. Ver Técnico de enfermagem é brutalmente espancado até a morte em praia no Sul do Espírito Santo.