Liderança e empreendedorismo marcam a 25ª Semana

Profissionais e estudantes de enfermagem do Maranhão participaram, nesta quinta-feira (16), do primeiro dia da 25ª Semana de Enfermagem do Coren-MA. 

Na abertura do evento, o presidente Jamson Oliveira, deu às boas-vindas ao público e enfatizou a importância da entidade de contribuir com o empoderamento e qualificação profissional da categoria. “Para a gestão é extremamente importante estar realizando um evento como esse, que contribui para a vida acadêmica e profissional da classe, já que oferece uma reciclagem e um direcionamento para quem está no mercado de trabalho, e para os estudantes que conseguem absorver e também ter um norteamento para sua vida profissional”, destacou Jamson.

Com o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar – A saúde é para todos”, o evento iniciou com a palestra As 6 habilidades necessárias para uma enfermagem de valor hoje, ministrada pelo enfermeiro e coach de São Paulo, Christopher Nunes. “As habilidades técnicas a longo prazo se igualam para todos, porém quando a falamos de comportamentos humanos, de atitudes que possam melhorar o exercício profissional, é o que vai fazer a diferença. Durante o encontro, a gente pôde empoderar a enfermagem, uma classe que não fica só vitimizando as pessoas, mas vai lá e faz”, pontuou Christopher.

Em seguida, o enfermeiro e mestre em enfermagem pela PUC-RS, Geferson Fioravanti Júnior, ministrou uma palestra sobre a aplicabilidade da ultrassom na prática clínica do enfermeiro. “A troca de conhecimentos com a enfermagem maranhense foi um momento único e muito produtivo. É um momento de chamar a atenção para algo que vai fazer a diferença para toda a categoria, que é a implementação do uso regular da ultrassom na nossa prática”, enfatizou Gefferson.

Uma roda de conversa sobre empreendedorismo na enfermagem contou com a participação das enfermeiras Aline Verde Mendes e Emanuelle de Jesus, responsáveis pela empresa Bebê da Vez, a enfermeira Tatiany Fernandes e a enfermeira obstetra da Bahia, Thais Ulian. “É um evento de qualidade, com palestras muito boas e um primeiro dia de excelência. Estou muito feliz de voltar a participar do evento com o tema consultório de enfermagem, que tem sido um assunto bastante debatido, atual, e destaque entre os enfermeiros, e compartilhar meus conhecimentos com o público é sempre um grande prazer”, pontuou Thais.

Para encerrar a programação do primeiro dia, o professor Raphael Marinho abordou sobre as mudanças na Reanimação Cardiopulmonar (RCP). “É muito importante que os acadêmicos e profissionais de enfermagem estejam atualizados, aprendam sobre os protocolos internacionais de reanimação cardiopulmonar. Os participantes vão poder aprender como fazer uma abordagem, tanto a nível extra quanto intra hospitalar de uma reanimação de alta performance, independente da área hospitalar em que atuam”, enfatizou Raphael.

Fonte: COREN-MA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *