O Caminho da Enfermagem

Veja que lindo texto compartilhado nas redes sociais sobre o trabalho da Enfermagem de autor desconhecido mas com adaptações do Instituto Sou Enfermagem

O Caminho da Enfermagem

Eu vi gestantes moradoras de rua chegarem envergonhadas a maternidade (pela higiene precária) e vi técnicos e enfermeiros levando elas para um banho, e ouvir em suas próprias palavras a gratidão pela ajuda: " meu bebê vai nascer limpinho graças a vocês ".

Eu vi uma enfermeira fingir ser a mãe de uma senhora com Alzheimer, em seus piores dias, ela pedia perdão a mãe (que ela não lembrava, mas não estava mais entre nós) e a enfermeira respondia que a perdoava e a amava e eu vi a gratidão em um abraço entre mãe e filha, e um alívio prolongado antes de partir.

Eu vi técnicos de enfermagem completamente sujos de vômito enquanto seguravam a cabecinha de uma criança numa crise, pra que ela não se sentisse sozinha, eu vi enfermeiros levantarem pacientes com o dobro de seu peso e darem banho neles para que se sentissem melhor e mais refrescados.

Eu vi, um natimorto (bebê que já nasce morto) ser pego pela enfermeira, ter tomado um banho quentinho e aconchegante, vi ela por a roupinha nele, vi ela arrumar o lacinho do cabelo, para que a mãe que insistia em ver a filha (como de direito) a visse limpa e linda. Vi enfermeiros irem atrás de pastores, padres, pais de Santo, tudo para que o paciente se sentisse mais confortável com a visita de autoridades religiosas de suas respectivas religiões.

Eu vi técnicos e enfermeiros nas emergências (que são partes naturais da nossa vida), não pensar duas vezes em arriscar sua vida e precisar ajudar um paciente com doença altamente contagiosa, sem a total proteção, pois não dava tempo de colocar todos os EPIs…. se existe profissão mais humana e honrada que a enfermagem, perdoem-me a pouca modéstia, mas eu desconheço.

(Autor Desconhecido, adaptações de #SouEnfermagem)

Siga e faça parte da família @SouEnfermagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *