Procura por vacina contra a gripe em Santa Catarina segue abaixo da média

Procura por vacina contra a gripe em Santa Catarina segue abaixo da média

A baixa procura preocupa diante da chegada do inverno

A cobertura da vacinação contra a gripe segue abaixo do esperado em Santa Catarina, mesmo com a aproximação do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. Dentre os principais vírus em circulação estão a influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que a imunização ainda está distante da meta de 90% estabelecida para os grupos prioritários, como crianças, gestantes e idosos, que apresentam índices considerados baixos, o que acende um alerta para o risco de aumento de casos graves da doença.

Segundo autoridades de saúde, a baixa adesão preocupa especialmente entre as crianças, que estão mais vulneráveis a complicações causadas pela influenza. A queda das temperaturas tende a intensificar a circulação do vírus, aumentando a necessidade de proteção da população.
Cidades de SC estão adotando diferentes estratégias para ampliar o acesso à vacina, como horários estendidos nas salas de imunização, campanhas em escolas e vacinação em instituições de longa permanência para idosos.

A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde e é considerada a principal forma de prevenir internações e agravamentos da doença, disponível até o dia 30 de maio. A proteção completa ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da vacina. A orientação é que o público prioritário procure a imunização o quanto antes.

Quem deve tomar a vacina?


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *