São Luís registra mais de 700 casos de tuberculose

Atrás somente da AIDS como a doença infecciosa que mais mata, conforme a OMS, a tuberculose possui no Brasil cerca de 70 mil novos casos registrados por ano.

Como uma das doenças que mais causa morte por ano em todo o mundo segundo dados da Organização Mundial da Saúde (cerca de 1,3 milhão), a tuberculose ainda é desconhecida para muitas pessoas. Como forma de alertar a população sobre o assunto, será comemorada na amanhã, 24, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

A data foi estipulada para intensificar as ações de conscientização, prevenção e tratamento da doença, que em São Luís foram diagnosticados 733 casos em 2013 segundo informações do Programa Municipal de Controle da Tuberculose. A meta do município é reduzir a taxa de mortalidade, que gira em torno de 4%.

Atrás somente da AIDS como a doença infecciosa que mais mata, conforme a OMS, a tuberculose possui no Brasil cerca de 70 mil novos casos registrados por ano. Especialistas apontam a desinformação como a principal causa da proliferação da doença. “Muitas pessoas ainda não sabem como é a doença, só sabem que ela é grave. Assim, as pessoas não buscam informação sobre o assunto e acabam obtendo uma visão muitas vezes equivocada e até mesmo preconceituosa”, afirma o cirurgião torácico Armando da Veiga.

A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, portanto quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor para a saúde do paciente. Como forma de identificar precocemente a doença, reduzir os índices de mortalidade conscientizar a sociedade, um novo serviço para diagnóstico de tuberculose será instalado na rede municipal de saúde, o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), que é capaz de detectar em duas horas a presença do bacilo de Koch, transmissor da doença. “A melhora significativa pode acontecer logo no início do tratamento, por isso é imprescindível que o indivíduo não interrompa o tratamento, ainda que os efeitos colaterais da medicação sejam desestimulantes”, explica o especialista.

O trabalho de conscientização e prevenção deve ser aplicado com rigor, especialmente no Brasil que, segundo a OMS, despontou a partir de 2010 entre as 22 nações que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo. “Quanto menor e fechado o ambiente, com pouca ventilação, maior será a incidência da doença, que é transmitida oralmente. Um exemplo é o grande número de casos em instituições carcerárias, especialmente, em cidades mais pobres”, alerta Armando.

Teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB)
A expectativa é de que o novo serviço seja disponibilizado à população no início do segundo semestre por meio de profissionais treinados pelo Ministério da Saúde. O teste identifica de forma rápida e precisa a presença do bacilo de Koch, transmissor da doença, com um risco mínimo de contaminação, uma vez que a análise é totalmente automatizada. Até então o diagnóstico laboratorial é feito pela baciloscopia do escarro, no qual o resultado leva 24 horas e outros 60 dias para a análise da cultura de identificação de microbactérias. O teste pode identificar também a resistência ou não do paciente à rifampicina, antibiótico mais usado no tratamento da tuberculose, facilitando a prescrição mais ágil e correta do tratamento da doença.

Transmissão

Ocorre oralmente, por meio de gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. O sistema imunológico é capaz de impedir o desenvolvimento da doença, fazendo com que as pessoas que possuem um sistema menos resistente se tornem mais propensas a adquirir esta doença.

Sintomas

Os sintomas podem ser semelhantes aos da gripe, com tosse seca e contínua. Posteriormente surge a produção de secreção e com tosse de duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. O paciente pode ainda ter dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

Diagnóstico

Feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Para confirmar a doença são feitos exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo.

Tratamento

À base de antibióticos com duração de aproximadamente seis meses e que não pode ser interrompido (os efeitos colaterais, como enjoos, vômitos, indisposição, etc. podem despertar a vontade de interromper o tratamento). As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento. Além de evitar locais fechados, aglomerados e com pouca ventilação, a vacina BCG é utilizada a prevenção da tuberculose e deve ser aplicada em todos os recém-nascidos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *