Última atualização: 03/05/2023
Na noite passada (2/5), a aula inaugural do Pós-Tec Enfermagem foi transmitida através da plataforma CofenPlay, dando as boas-vindas aos alunos aprovados no programa. A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, e a diretora do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-UFPB), Soraya Adriano, conduziram o evento. Eles ofereceram aos estudantes, a oportunidade de tirar dúvidas e saber mais sobre a implementação do maior programa gratuito de especialização para técnicos de enfermagem do país.
Betânia Santos explicou aos 5,5 mil alunos presentes que o Pós-Téc foi criado em resposta à demanda dos técnicos de enfermagem por atividades de aperfeiçoamento e capacitação profissional. A gravação da aula ficará disponível para aqueles que não puderam assistir ao vivo.
A presidente do Cofen, expressou seu desejo de que os alunos aproveitem ao máximo o conhecimento, recursos e oportunidades oferecidas pelo programa, que tem como objetivo transformar a realidade social e consolidar a enfermagem como ciência e profissão valorizada no contexto da saúde brasileira.
Para acessar o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), os aprovados no primeiro edital do programa devem se cadastrar na plataforma CofenPlay, clicar em “Meu CofenPlay” e aguardar o redirecionamento para as aulas. As aulas começaram em 24 de abril e são oferecidas de forma autoinstrucional, permitindo que os alunos ajustem seus horários de estudo, com gravações das aulas e materiais complementares disponíveis.
Soraya Adriano explicou aos estudantes a organização do programa, incluindo metas, componentes curriculares e agenda acadêmica. Ela enfatizou que o objetivo é melhorar a formação de nível médio, aprimorando a assistência em enfermagem e saúde em diversos contextos de trabalho e prática em âmbito nacional.
Pós-Tec Enfermagem: Como é dividido o programa
O programa será dividido em três módulos: Comum, Profissional Específico e Prática em Serviço, com 90h, 120h e 90h, respectivamente. Os cursos terão duração mínima de quatro meses e máxima de oito, com o último módulo teórico previsto para acontecer entre 21 de agosto e 30 de setembro.
Haverá encontros síncronos às segundas-feiras para resumir o conteúdo da semana, e às quintas-feiras, reuniões via Google Meet para esclarecer dúvidas sobre as disciplinas.
Soraya destacou a importância de enfrentar os desafios diários enfrentados pelos técnicos de enfermagem, que improvisam e se adaptam para fornecer cuidados adequados à saúde no Brasil. O programa visa aprimorar ainda mais a profissão.
O primeiro edital do programa oferece especializações nas áreas de cuidados a pacientes críticos, adultos e neonatais, enfermagem em centro cirúrgico, enfermagem em urgências e emergências e cuidados a idosos sob a perspectiva da saúde coletiva.
Os cursos, com 300 horas de duração e abrangência nacional, serão realizados em formato híbrido. O conteúdo teórico será oferecido virtualmente, em parceria com o CPT/UFPB, enquanto a parte prática ocorrerá no local de trabalho do profissional.
Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem: 25ª Edição Abordará Perspectivas da Enfermagem Contemporânea em Outubro
Durante a transmissão ao vivo da abertura do Pós-Tec Enfermagem, os participantes lembraram que a Paraíba sediará a 25ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) este ano, de 23 a 26 de outubro.
Com o tema “Perspectivas da Enfermagem Contemporânea: Ciência, Política e Ética”, o maior evento de enfermagem da América Latina terá inscrições abertas em maio e será realizado de forma híbrida, com transmissão pelo CofenPlay.
Fonte: Ascom – Cofen