Os profissionais da enfermagem, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, tem até hoje (31/01), para pagar a anuidade do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Último dia para pagamento da anuidade Coren 2023

Os profissionais da enfermagem, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, tem até hoje (31/01), para pagar a anuidade do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

O que é anuidade do Coren?

Todas as profissões regulamentadas por lei, tem um Conselho de Classe Profissional próprio em cada estado. Os Conselhos Profissionais, são formadas por profissionais da profissão. Os associados do Conselho é quem elegem os membros da diretoria, e irão manifestar os interesses daquela classe profissional.

Os conselhos tem natureza jurídica em forma de autarquia do Governo Federal, o que significa que possuem certa autonomia regulatória e financeira, tendo como suas principais funções: registrar, fiscalizar e disciplinar as profissões regulamentadas.

O Coren, é o Conselho Regional de Enfermagem. Cada estado tem o seu Coren. Os Corens, são regidos e regulamentos pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com sede em Brasília. O Cofen foi criado por meio da Lei 5.905 em 12 de julho de 1973. Ele é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

A anuidade do Coren 2023, paga obrigatoriamente por todos os profissionais de enfermagem ativos, é o que dá a garantia de que o profissional está habilitado para o exercício da profissão. Se a anuidade não for paga, o conselho de enfermagem (Coren), poderá suspender o exercício daquele profissional até que a situação seja regularizada.

O valor da anuidade do Coren 2023 varia de estado para estado, mas todos os Conselhos oferecem desconto para quem pagar a anuidade até o dia 31 de janeiro deste ano. Os descontos também dependem de cada estado mas podem chegar em até 20%.

Função do Conselho Profissional

  • regulamentar a atividade profissional;
  • determinar limites da atuação;
  • fiscalizar o exercício da profissão;
  • orientar profissionais;
  • efetuar registros profissionais.

É importante que os profissionais de enfermagem conheçam o conselho, suas funções e responsabilidades. Apesar de o conselho defender causas da enfermagem em vários aspectos, a função principal do conselho é garantir que a profissão estar sendo exercida com segurança.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *