Desde 2012, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) implementa o Projeto Nana Neném e a musicoterapia na UTI Neonatal, com foco no cuidado humanizado aos bebês prematuros, aqueles com menos de 37 semanas de gestação.
A iniciativa consiste em colocar os recém-nascidos em redes de algodão adaptadas dentro das incubadoras, proporcionando conforto semelhante ao útero materno. Durante o procedimento, os bebês também ouvem músicas clássicas instrumentais, que auxiliam na redução do estresse e na estabilização dos sinais vitais.
O projeto foi idealizado pela fisioterapeuta Isabelle Salgado Silva, em parceria com a equipe multidisciplinar da UTI Neonatal, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais da saúde. Segundo Isabelle, a combinação da posição adequada do bebê com a estimulação sonora promove maior tranquilidade e melhora significativa no desenvolvimento neurossensorial e motor dos pequenos pacientes.
Os bebês prematuros permanecem, em média, entre 30 e 60 minutos na rede, conforme sua adaptação. Essa técnica favorece a execução de procedimentos clínicos, como coletas de sangue e administração de medicamentos, com menos desconforto para o recém-nascido. A rede é confeccionada sob medida para garantir a segurança e compatibilidade com a incubadora.
Além dos benefícios físicos, a musicoterapia neonatal atua no estímulo ao sistema auditivo, ajudando a reduzir a frequência cardíaca e respiratória dos bebês, e favorecendo sua organização cognitiva e motora.
Segundo a psicóloga Rachel Cardoso, a técnica é especialmente útil em momentos em que as mães não podem estar presentes. É indicada para bebês prematuros estáveis, irritados ou chorosos, que não estejam em uso de oxigênio. “A posição em flexão dentro da rede é aconchegante e remete à posição fetal no útero”, afirma Rachel.
A coordenadora da Fisioterapia do HRSM, Sheyla Pegoraro, destaca que as terapias complementares, como o uso da redinha e a musicoterapia, também estimulam as conexões sensoriais, favorecem a oxigenação do sangue e melhoram os sinais vitais.




