auscultar termo

Ausculta

Ausculta vem do verbo auscultar

É um termo técnico utilizado na saúde para designar a escuta dos sons internos do corpo humano com o estetoscópio. Quando se ouve os sons interno do corpo humano com o estetoscópio, a gente não fala escutar, falamos ascultar. É um procedimento realizado com o estetoscópio pelos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogo entre outros.

Exemplo prático

O enfermeiro chega para o paciente e fala: “Seu João, eu vou auscultar o seu coração”, ou seja, para o paciente o enfermeiro está apenas ouvindo os sons do coração, mas os profissionais utilizam o termo técnico AUSCULTAR. 

Finalidade

A auscultação é executada com a finalidade de examinar o sistema circulatório para sons do coração e sistema respiratório para sons do pulmão, como também osistema de gastro-intestinal para sons do intestino.

É uma prática comum dentro dos hospitais e ambulatórios, tanto em pequenos atendimentos ou consultas de nenhuma gravidade como em atendimentos emergêncial e de gravidade.

A ausculta é uma habilidade que requer importante experiência clínica, e habilidades de escuta muito bem. Os profissionais de saúde escutam três órgãos principais, o sistemas de órgãos durante a auscultação: o coração, pulmões e o sistema de gastrointestinal.

Ao realizar esse procedimento no coração por exemplo, os profissionais de saúde procuram por sons anormais inclusive murmúrios cardíacos, galopes e outros sons extras que coincidem com as batidas. Ao escutar os pulmões, respiração ofegante e crepitações podem ser identificadas.

O sistema de gastrointestinal é auscultado para notar a presença de sons intestinais.

Ao realizar o procedimento, o profissional de saúde, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, deve fazer o registro com data e horário no prontuário do paciente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.