O Bloqueio de Ductos Mamários ocorre quando o leite produzido em uma determinada área da mama, por alguma razão, não é drenado adequadamente.
Isso pode acontecer quando a amamentação é infrequente ou quando a criança não consegue remover o leite da mama de maneira eficiente. Pode ser causado também por aplicação de pressão localizada em uma área, como, por exemplo, pelo uso de um sutiã muito apertado, ou como consequência do uso de cremes nos mamilos, obstruindo os poros de saída do leite.
Ductos obstruídos e mastite são condições comuns na amamentação que afetam até 20% das mulheres. Ambas as condições causam dor e desconforto na mama, o que afeta os objetivos de alimentação com leite materno a longo prazo. Um duto obstruído é uma obstrução do fluxo de leite em uma parte da mama, seja no mamilo ou mais atrás no sistema ductal. A mastite é a inflamação e infecção da mama. Essas condições ocorrem com mais frequência nas primeiras seis a oito semanas após o parto, mas podem ocorrer a qualquer momento durante a amamentação.
A mama com ductos lactíferos bloqueados apresenta-se com nódulos localizados, sensíveis e dolorosos. Há dor, vermelhidão e calor na área envolvida. Em geral, febre não faz parte do quadro clínico.
O manejo desta condição deve ser instituído precocemente e de maneira enérgica, para que o processo não evolua para mastite.
As seguintes medidas são necessárias para o desbloqueio de um ducto lactífero:
- Mamadas frequentes
- Calor local (compressas mornas) e massagens suaves na região atingida, em direção ao mamilo, antes e durante as mamadas.
- Ordenha da mama, manual ou com bomba de extração de leite, caso a criança não esteja conseguindo esvaziá-la.
Qualquer medida que favoreça o esvaziamento completo da mama auxiliará na prevenção
do bloqueio de ductos lactíferos, como as descritas a seguir:
- Técnica adequada de amamentação.
- Mamadas frequentes, em livre demanda.
- Uso de sutiã que não bloqueie a drenagem do leite.
- Restrição ao uso de cremes nos mamilos.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014