Guia prático de imunização - Sou Enfermagem

Guia prático de imunização

O guia prático de imunização é um manual didático, que funciona como apoio técnico e teórico, aos profissionais de imunização ou vacina.

A Gerência de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás, apresenta o guia prático em sua 10º edição. Ele tem o objetivo de nortear os profissionais de enfermagem e saúde, nas ações de imunização. Ele não apresenta como finalidade, aprofundar sobre o tema “Imunizações”. O profissional de enfermagem e saúde, deve consultar as referências científicas para um estudo mais aprofundado.

Entre os profissionais de enfermagem, o técnico de enfermagem e os enfermeiros podem administrar qualquer imunobiológico. Isso é segundo o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

O técnico de enfermagem, possuí competência para realizar procedimentos técnicos, enquando o auxiliar de enfermagem, possui competência de auxiliar ao enfermeiro em cuidados relacionados com a higiene, limpeza, apoio e orientações aos pacientes.

No Brasil, os avanços do programa nacional de imunização (PNI) são evidentes, e constantemente há mudanças no cotidiano das salas de vacinas no que se refere ao calendário vacinal. Isso é devido às atualizações que são necessárias com a introdução de novas apresentações dos imunobiológicos, novas vacinas, novas recomendações nas atividades de imunização.

Os assuntos e temas abordados pelo Guia incluem:

  1. Conceitos aplicados à vacinação
  2. Organização da sala de vacinação
  3. Procedimentos em sala de vacinação
  4. Eventos adversos pós-vacinação

Baixar o Guia prático de imunização

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.