Última atualização: 01/01/2025
A hipoderme é a camada mais profunda da pele que a une aos órgãos subjacentes.
É constituída por tecido conjuntivo frouxo com quantidade variável de células adiposas, a depender da sua localização no corpo e do estado nutricional do indivíduo. Ver Comportamento normal do bebê na amamentação.
É também conhecido como tecido celular subcutâneo ou panículo adiposo. Modela o corpo e é também um importante reservatório de energia para as atividades metabólicas. Como a gordura é um bom isolante térmico, essa camada proporciona proteção contra o frio.
Vascularização da pele
A pele é um órgão ricamente vascularizado. Nela você poderá distinguir três redes de vasos interconectados, localizados na derme e na hipoderme. A primeira rede vascular se localiza na derme papilar e é denominada plexo subpapilar.
A segunda, o plexo cutâneo, está na região de transição entre a derme papilar e a reticular; a terceira, o plexo hipodérmico (ou subcutâneo), fi ca na região da hipoderme. Veja também que do plexo subpapilar originam-se alças capilares que penetram em cada papila dérmica.
É muito comum você observar anastomoses arteriovenosas entre as três redes vasculares. Essas anastomoses desempenham importante papel na termorregulação do corpo. Mas lembre-se de que a epiderme é
avascular. Se tiver esquecido isso, releia a seção sobre Epiderme.