Mary Seacole - Biografia da Enfermagem

Mary Seacole

Atualizado em 27/03/2023 às 09:04

A Enfermeira Mary Seacole, era a enfermeira não oficial da Guerrada Crimeia. Diferente de Florence Nightingale, fez seu trabalho exatamente onde a guerra estava ocorrendo.

Biografia

Enfermeira não oficial dos soldados da Guerra da Criméia (1805 a 1881)

Mary Seacole era uma jamaicana negra livre que foi, pelo menos 4 vezes, rejeitada por fornecer ajuda de enfermagem aos soldados britânicos durante a guerra da Crimeia por causa de sua cor. 

Isso foi apesar do pedido de apoio de Florence Nightingale para a enfermagem. Rejeições eram a menor coisa que poderia ser contra Mary Seacole de cuidar dos soldados britânicos e jamaicanos feridos.

Seacole se financiou e foi para a Crimeia. Ao contrário de Nightingale, cujos hospitais estavam longe dos campos de batalha, Mary Seacole fez seu trabalho exatamente onde a guerra estava ocorrendo. Equipado com nenhum treinamento formal de enfermagem, e apenas com a prática de cura que ela aprendeu com a mãe e com medicamentos fitoterápicos, ela cuidava dos soldados britânicos.

Ela também estabeleceu uma instalação que fornecia cuidadores, atenção médica, comida e um lugar confortável para os doentes e feridos, tudo a sua custa. Por esses cuidados amorosos, ela era amada pelos soldados apesar de sua raça. 

Quando a Guerra da Criméia terminou, Seacole estava quebrado e doente. Bem, simpatizantes se uniram em seu auxílio, através do qual ela foi capaz de viver o resto de sua vida próspera.

Mary Seacole foi premiada com medalhas por sua bravura e atos altruístas. E em 1881, a brava enfermeira jamaicana faleceu.

Conheça as histórias registradas na nossa seção de Biografias das Personalidades da Enfermagem, que se destacaram e fizeram história, como foi o caso do Enfermeira Mary Seacole.

Referências

Retrato de Mary Jane Seacole (nascida Grant), por Albert Charles Challen, c.1869, National Portrait Gallery; Descoberto retrato perdido de Mary Seacole, National Portrait Gallery publicado pela imprensa a 10 de janeiro de 2005.  

NPG Collection  maryseacole
MELO, Ester Marcele Ferreira de; GOMES, Jomara Brandini. (Re) descobrindo Mary Seacole. 16o. Seminário Nacional de Pesquisade Enfermagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *