A força da Enfermagem paranaense na Conferência Estadual de Saúde

A força da Enfermagem paranaense na Conferência Estadual de Saúde

Membros do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) marcaram presença na Conferência Estadual de Saúde, realizada entre os dias 15 e 17 de maio no Expotrade Convention Center, em Curitiba. A conferência teve como tema principal: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Presidente do Coren-PR

Rita Franz, presidente do Coren PR, afirmou que esta participação representa um marco histórico, uma vez que é a primeira vez que o Conselho faz parte desta conferência, conseguindo inclusive vagas para a próxima Conferência Nacional de Saúde. Rita ressaltou que o Coren PR tem se esforçado para estreitar laços com os profissionais de enfermagem e acompanhar de perto os assuntos de relevância para a classe, mantendo sempre a luta pelos direitos dos enfermeiros.

As Conferências de Saúde são o principal fórum de discussão e controle social em saúde em todos os níveis governamentais. Elas proporcionam a oportunidade para a sociedade como um todo debater as diretrizes para a formulação de políticas de saúde, que orientarão a implementação de políticas públicas de saúde. Esse evento é o maior em participação social no estado do Paraná, incluindo representantes de usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores da Saúde.

Representação de profissionais na Conferência

O Coren PR enfatiza a necessidade de uma maior representação de profissionais na Conferência e a relevância da participação dos enfermeiros paranaenses, que ao longo dos três dias de evento, demonstraram a força da enfermagem no estado.

Valéria de Fátima de Paula, coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren PR (Defis), e enfermeira presente no evento, destacou que a enfermagem compõe a maior categoria de profissionais de saúde e que sua participação ativa nas discussões sobre saúde pública e políticas de saúde no estado do Paraná é fundamental para a defesa de seus direitos e valorização.

Fonte: Coren-PR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *