A Vitamina C pode reduzir o tempo de internação em unidades UTI

A vitamina C pode ser uma maneira econômica de reduzir o tempo que os pacientes passam em tratamento intensivo nas UTIs. Esta foi a conclusão de uma análise recente de evidências de ensaios publicados.

O Dr. Harri Hemilä, da Universidade de Helsinque, na Finlândia, e a Dra. Elizabeth Chalker, da Universidade de Sidney, na Austrália, escreveram um artigo de estudo na revista Nutrients, no qual explicam como encontraram a "evidência estatisticamente significativa" que levou para a sua conclusão.

Uma análise conjunta de dados de uma dúzia de estudos descobriu que dar aos pacientes vitamina C reduziu o tempo gasto na unidade de terapia intensiva (UTI) em uma média de 8%.

Os autores não estão afirmando que as evidências são suficientes para justificar mudanças na prática da UTI.

Eles, no entanto, sustentam que suas descobertas servem como "prova de conceito" e pedem mais pesquisas para investigar o efeito da vitamina C em pacientes de UTI.

"Em estudos posteriores", escrevem eles, "a relação dose-resposta deve ser cuidadosamente investigada, e a administração oral e intravenosa deve ser comparada diretamente".

Cuidados intensivos em UTI e a Vitamina C

A UTI é um departamento hospitalar que cuida de pessoas que estão gravemente doentes com condições de risco de vida. Lá, eles recebem atendimento 24 horas e suporte vital de uma equipe especializada.

As razões para a admissão na UTI são muitas e variadas. Exemplos incluem cirurgia de grande porte, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, acidentes de trânsito, queimaduras graves, infecções graves e doenças crônicas e terminais.

A vitamina C é "crucial para a saúde humana". E, no entanto, o corpo humano depende inteiramente de fontes alimentares para seu suprimento, pois não pode fabricá-lo ou armazená-lo.

Os cientistas descreveram a vitamina C como um "ingrediente alimentar funcional" porque é "biologicamente ativa" e tem "efeitos clinicamente comprovados" que ajudam a prevenir, manejar e tratar doenças crônicas.

As formas que a vitamina C atua no corpo são complexas e complexas. O composto desempenha várias funções em muitos processos. Por exemplo, ajuda a produzir proteínas essenciais para a produção de energia nas células, mantém a pressão sanguínea e tem outras funções cardiovasculares. Além disso, através de sua capacidade de interagir com o DNA, a vitamina C pode ativar e silenciar muitos genes.

Estudos controlados também revelaram que, entre outras coisas, a vitamina C pode encurtar a duração do resfriado comum, reduzir a glicemia em pessoas com diabetes, diminuir a pressão sanguínea, abrir vias aéreas constritas e diminuir as taxas de fibrilação atrial.

Como certas doenças e condições podem resultar em reduções drásticas no suprimento de vitamina C do organismo, as pessoas nos hospitais geralmente apresentam níveis muito baixos no sangue.

Por exemplo, infecções, cirurgias, queimaduras e outros tipos de estresse fisiológico podem causar uma queda repentina da vitamina C devido à maneira como afetam o metabolismo do corpo.

Para manter os níveis sanguíneos de vitamina C que estão em pé de igualdade com os de pessoas saudáveis, um indivíduo gravemente doente precisa consumir cerca de 4 gramas (g) de vitamina C por dia. Isso é significativamente mais do que os 0,1 g diários de vitamina C que uma pessoa saudável precisa.

Vitamina C reduziu tempo de internação na UTI

Devido ao amplo impacto da vitamina C no corpo humano e ao fato de que pessoas muito doentes precisam de doses diárias muito mais altas do que indivíduos saudáveis, os drs. Hemilä e Chalker decidiram investigar as evidências de como a vitamina C afeta o tempo que as pessoas passam na UTI.

Pesquisando bancos de dados para estudos publicados que poderiam ser relevantes para tal questão, os autores identificaram 18 ensaios controlados cobrindo um total de 2.004 pacientes. Destes ensaios, 13 haviam investigado pacientes de cirurgia cardíaca.

Uma análise conjunta de 12 dos ensaios, que cobriu um total de 1.766 pacientes, revelou que a administração de vitamina C reduziu o tempo de internação na UTI em uma média de 7,8%.

Uma análise de seis dos testes também revelou que dar aos pacientes doses de vitamina C variando de 1 a 3 g por dia reduziu o tempo gasto na UTI em uma média de 8,6%.

Em três dos ensaios, os pacientes da UTI precisaram de mais de 24 horas de "ventilação mecânica". Uma análise de seus dados mostrou que a vitamina C reduziu o tempo que as pessoas precisaram de ventilação mecânica em 18,2 por cento.

Fonte: Healthline Media UK

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *