Amamentação traz benefícios para a saúde da mulher

As principais organizações de saúde no mundo recomendam o aleitamento materno devido aos muitos benefícios que oferece às mulheres e aos bebês. 

Algumas das mais importantes recomendações profissionais da amamentação incluem:

  • A amamentação é uma forma confiável de fornecer ao bebê todos os nutrientes de que ele precisa.
  • O leite materno é o alimento ideal para bebês. É rico em anticorpos e ácidos graxos, que apoiam o desenvolvimento de uma criança e seu sistema imunológico.

Nos primeiros dias da amamentação, um recém-nascido recebe principalmente colostro, um líquido espesso e rico em anticorpos. O colostro sustenta o bebê e sustenta o sistema imunológico até que o leite materno comum seja introduzido.

Quando um bebê amamenta, sua saliva interage com os mamilos da mulher. O refluxo do bebê fornece ao corpo da mulher pistas importantes sobre a saúde e o desenvolvimento do bebê.

Essa capacidade do leite materno de se adaptar às necessidades do bebê oferece inúmeros benefícios para a saúde. Estes incluem um risco menor de:

  • enterocolite necrosante (NEC), uma doença estomacal potencialmente fatal que afeta principalmente bebês prematuros
  • infecções de ouvido
  • resfriados e infecções, especialmente infecções respiratórias
  • síndrome da morte súbita do lactente (SMSI)
  • problemas estomacais, como diarréia e vômitos
  • eczema
  • tornando-se um comedor exigente

Benefícios para a saúde da mulher amamentando

A maioria das mulheres que amamentam experimentam amenorreia lactacional, o que significa que seus períodos cessam pelo menos em parte do tempo em que estão amamentando.

Para as mulheres que esperam evitar a gravidez, isso pode ser um benefício significativo. Mulheres com períodos dolorosos ou endometriose também podem aceitar o intervalo.

Alguns pesquisadores sugeriram que as mulheres que não amamentam podem ter maior probabilidade de apresentar depressão pós-parto. No entanto, a razão para isso não é clara, e os pesquisadores não provaram que a amamentação melhora a saúde mental.

É possível que mudanças hormonais relacionadas ao aleitamento materno possam oferecer benefícios para a saúde mental, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar isso.

Benefícios a longo prazo

Os benefícios da amamentação vão muito além da infância. Os benefícios a longo prazo da amamentação para bebês incluem um risco reduzido de:

  • diabetes tipo 1 e tipo 2
  • colesterol alto
  • certos tipos de câncer, incluindo leucemia infantil
  • doença cardíaca
  • obesidade

A amamentação também pode ser benéfica para o desenvolvimento cognitivo e promover melhor desempenho em testes de inteligência.

Os benefícios a longo prazo da amamentação para mulheres incluem uma probabilidade reduzida de:

  • alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama
  • obesidade
  • Diabetes tipo 2
  • Poupança de custos

A amamentação não custa nada, ao contrário da fórmula.

A amamentação não requer investimento financeiro. É possível amamentar sem qualquer material ou equipamento especial. Para as pessoas preocupadas com os custos de criar um filho, a amamentação pode oferecer uma economia significativa.

As mulheres que amamentam podem perder menos dias de trabalho para cuidar de bebês doentes, reduzindo potencialmente o risco de perda de renda devido a licença médica não remunerada.

Mesmo que as mulheres decidam investir pesadamente em suprimentos de enfermagem ou precisem da ajuda de um consultor de lactação, elas ainda podem economizar dinheiro devido ao custo da fórmula.

Facilidade e conveniência

É possível amamentar um bebê em qualquer lugar. Não há necessidade de aquecer uma garrafa, embalar fórmulas ou fazer qualquer outra preparação. A amamentação pública é legal em todos os estados dos EUA.

Depois de dominarem a amamentação, é possível que as mulheres façam outras tarefas ao mesmo tempo, como trabalhar, falar ao telefone ou assistir a um filme.

Ligação e fácil calmante

Além de fornecer nutrição, a amamentação pode ser uma fonte de conforto. Uma revisão Cochrane de 2016 descobriu que a amamentação poderia ajudar os bebês a lidar com a dor das vacinas.

Algumas mulheres acham que a amamentação as ajuda a se relacionar com seus bebês. A capacidade de acalmar um bebê com a amamentação pode fazer com que algumas mulheres se sintam mais confiantes em seus pais.

Fonte: Min. da Saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *