Arena Albertina Salmon em Paranaguá atende os casos de Covid-19

A partir desta segunda-feira, 14, a Arena Albertina Salmon será o espaço referência para atendimentos de casos de Covid-19. 

O local que permanecerá aberto 24h por dia, está sendo preparado para realização das consultas e exames PCR para detecção da doença, caso necessário. O espaço também contará com o funcionamento de farmácia 24h para que o paciente já recebe o medicamento indicado após a consulta.

A partir dessa data, as pessoas que apresentarem sintomas, podem se dirigir a Arena para a consulta. É o médico que avaliará o quadro do paciente e, se necessário, solicitará o exame RT-PCR que será feito no próprio local.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as pessoas não busquem o atendimento sem real necessidade para evitar uma exposição desnecessária.

Pacientes com sintomas moderados ou agravados que necessitem de atendimento ambulatorial, devem se dirigir ao Hospital de Campanha.

Com a mudança, as unidades básicas de saúde, Unidade de saúde 24h Rodrigo Gomes e UPA, estarão voltadas a outros tipos de atendimento como, hipertensos, doentes renais crônicos, gestantes, vacinas, entre outros.

UNIDADES BÁSICAS

Além da população em geral, muitos profissionais de saúde, médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiros, também estão sendo acometidos pela doença e precisam se afastar. Como esse fator ocorre em todo o país, há uma dificuldade de contratação desses profissionais. Essa situação afeta diretamente os atendimentos nas unidades de saúde e hospitais.

Neste período temporário de escassez de profissionais, uma estratégia foi montada para atender aos casos de Covid-19 e, ao mesmo tempo, não deixar desassistida a população que necessita de outros atendimentos.

Temporariamente algumas alterações no funcionamento das unidades básicas de saúde são necessárias. Confira:

– Os pacientes atendidos na Unidade de Saúde Luiz Carlos Gomes (Vila do Povo) podem procurar a unidade Guilhermina Mazzali Gaida (Jardim Iguaçu);

– Os pacientes atendidos na Unidade de Saúde Norberto Costa podem procurar a Unidade de Saúde Emir Roth, ambas na Ilha dos Valadares;

– Os pacientes atendidos na Unidade de Saúde Domingos Lopes do Rosário (Serraria do Rocha) foram divididos entre as unidades de saúde Simão Aisenman (Vila Guarani) e Ezequiel Luís Dias do Nascimento (Leblon);

– Os pacientes atendidos na unidade de Saúde Evanil Rodrigues (Jardim Araçá) podem procurar a Unidade de Saúde Simão Aisenman (Vila Guarani).

Neste primeiro momento, não sofrerão alterações as unidades de saúde Dr. Elias Borges Neto (Alexandra); Argemiro de Felix (Santos Dumont), Márcio Ubirajara Elias Roque (Branquinho); Maria Vargas Batista (Porto Seguro); e Aline Marinho Zacharias (Vila Garcia) e Caic.

As consultas foram remanejadas conforme cronograma acima, contudo as unidades básicas de saúde permanecem abertas e contam com equipe de profissionais para orientar a população que busque atendimento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *