Ministério da Saúde confirma 1º caso de reinfecção por covid-19

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (10), o primeiro caso comprovado de reinfecção por covid-19 no Brasil. 

A paciente tem 37, é profissional de Saúde, reside em Natal, e atua na rede pública do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

A possibilidade de reinfecção reforça a necessidade de uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) por profissionais e adoção de medidas de controle, como lavar as mãos, manter o distanciamento social e usar máscaras, pela população em geral.

O Brasil tem dezenas de casos suspeitos de reinfecção, mas este é o primeiro caso confirmado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que realiza o sequenciamento genético. Foi constatada a presença de linhagens distintas do SARS-CoV-2. O Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada (LAVMAP) da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou da coleta e análise das amostras. A unidade foi uma das que recebeu doação de máscaras adquiridas emergencialmente pelo Conselho Federal de Enfermagem.

Casos Suspeitos – Suspeitas de reinfeção devem ser reportadas ao Ministério da Saúde, conforme  Nota Técnica nº 52/2020-CGPNI/DEIDT/SVS/MS.  É considerado caso suspeito o paciente com dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios.

Fonte: Ascom – Cofen, com informações do MS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *