reunião com cns e conselhos estaduais e municipais de saúde

CNS se reuni com conselhos para organizar ações em defesa do SUS

Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde reunem-se com CNS para discutir propostas de ações em defesa do SUS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reuniu-se virtualmente, nesta terça-feira (22/03), com as secretarias executivas e presidências dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES) e dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) das capitais. Entre os objetivos, esteve o alinhamento de ações pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.

Rodas de conversa, plenárias entre conselhos, fóruns de discussões e seminários temáticos estão entre as iniciativas dos CES e CMS para comemorar a data e promover discussões locais que fortaleçam a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) nas mais diversas regiões. Todas as ações do Controle Social da Saúde serão divulgadas nas redes sociais do CNS.

Para marcar o dia, o CNS vai lançar uma grande campanha nacional de vacinação, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). “Precisamos chegar, no mínimo, a 85% da população brasileira vacinada com o ciclo vacinal completo, incluindo a dose de reforço e vacinação de crianças”, avisa o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

“Pressionamos para que o Ministério da Saúde fizesse uma campanha assertiva e com linguagem direta, mas não foi o que aconteceu, pelo contrário. Então assumiremos uma campanha institucional forte e direta para todo país, resgatando a importância da vacinação como um todo”, completa Pigatto.

Conferências de Saúde

Os representantes dos conselhos estaduais e municipais de Saúde apresentaram um rápido panorama de como está o enfrentamento à pandemia em suas localidades. Eles também deram informações sobre a organização de atividades preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que será realizada entre 8 e 11 de novembro deste ano.

Desde novembro de 2021, estão sendo realizadas conferências municipais ou macrorregionais da 5ª CNSM, com prazo que se encerra em 30 de abril. As etapas estaduais e distrital devem ser promovidas até 30 de junho, enquanto as conferências livres, plenárias, oficinas e outras atividades preparatórias têm prazo final em 30 de setembro.

A pauta da reunião também incluiu as atividades preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em 2023, entre elas a realização do Fórum Social das Resistências, que ocorrerá de 27 a 30 de abril, em Porto Alegre.

Apresentação das novas integrantes da mesa diretora do CNS

Esta é a primeira reunião realizada pela nova composição da Mesa Diretora do CNS com os representantes dos CES e CMS. Na ocasião, também foi feita a apresentação das novas integrantes da mesa, empossada em dezembro de 2021. Composta pela maioria de mulheres, a mesa destaca a importância de se fortalecer o vínculo do colegiado com as representações do controle social nos estados e municípios, na defesa do SUS e da democracia brasileira.

“É uma honra estar aqui nesta atividade, pois é fundamental mantermos cada dia mais firme esta relação com os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, o que potencializa a defesa do SUS e dos seus usuários e trabalhadores”, afirma Madalena Teixeira, que integra a mesa e representa a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no CNS.

“Estar aqui nos fortalece e nos chama para a luta. De mãos dadas, seguiremos juntos enfrentando os desmandos e os novos desafios, reafirmando o nosso compromisso na defesa de um SUS para todos, todas e todes. E que possa dar atenção necessária à população negra. É preciso fazer esse recorte por conta de toda a história que vivemos, de negligência e abandono a esta população”, completa a conselheira nacional de saúde Conceição Silva, que representa a nião de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) no CNS.

Fonte: Ascom CNS

Foto de capa: Luiz Felipe Stevanim – Fiocruz Notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *