O 1º trimestre de gravidez, corresponde aos 3 primeiros meses de gestação, ou seja, acontece da 1º semana até a 13º semana de gestação.
SEMANAS 1 A 4
Após a fecundação, o óvulo fecundado passa por várias divisões e se transforma em embrião, para depois se transformar em feto. Se a gestação está sendo calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, você provavelmente engravidou entre a segunda e terceira semanas. Durante o primeiro mês, seu bebê é realmente minúsculo e tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça de alfinete.
Você poderá notar um pequeno sangramento causado pela nidação, o implante do óvulo fecundado no útero. Durante o primeiro mês, a placenta (que trará oxigênio e nutrientes para nutrir o bebê) e a cavidade amniótica estarão se formando. Mesmo que a gestação ainda esteja bem no comecinho, o pré-natal deve ser iniciado assim que a mulher descobrir que está grávida. O obstetra irá receitar a alimentação adequada, exames e assim por diante.
SEMANAS 5 A 8
O bebê ainda é minúsculo, mas seu coração, cérebro, coluna espinhal, músculos, ossos, olhos, boca e membros estão começando a se desenvolver. A placenta, que nutre o bebê, assim como a cavidade amniótica, proporcionam um ambiente seguro e quentinho para que o pequeno cresça. O cordão umbilical se forma e se conecta ao seu organismo.
Você começará a sentir os sintomas de gravidez, como náuseas pela manhã, cansaço excessivo e formigamento e dor nos seios, além de escurecimento dos mamilos. Você também poderá perder um pouquinho de peso.
SEMANAS 9 A 12
Na nona semana, o bebê já tem o tamanho aproximado de um amendoim. Sua cabeça está mais ereta e o pescoço mais desenvolvido. Durante o ultrassom, você poderá ver como o bebê se move, mesmo que não consiga senti-lo ainda. No mês seguinte, os braços e pernas são mais longos e podem se dobrar nos cotovelos e joelhos. Até o fim da 12ª semana, dentes e unhas também terão se desenvolvido. A partir de então, as chances de aborto espontâneo caem consideravelmente.
Até o final do primeiro trimestre, você ainda estará sentindo os sintomas característicos, como enjoos matinais, cansaço, sonolência e aumento do volume dos seios, além de cólicas abdominais discretas e aumento da sede. Alterações emocionais também são comuns: você poderá se sentir fragilizada e ter vontade de chorar à toa.
PRIMEIRA CONSULTA PRÉ-NATAL
A primeira consulta com a gestante deverá ser, preferencialmente, agendada para o enfermeiro ou enfermeira, que irá realizar os seguintes procedimentos, após o resultado do β-HCG positivo:
- data da última menstruação – DUM;
- regularidade dos ciclos;
- uso de anticoncepcionais;
- paridade;
- intercorrências clínicas, obstétricas e cirúrgicas;
- detalhes de gestações prévias;
- hospitalizações anteriores;
- uso de medicações;
- história prévia de doença sexualmente transmissível;
- exposição ambiental ou ocupacional de risco;
- reações alérgicas;
- história pessoal ou familiar de doenças hereditárias/malformações;
- gemelaridade anterior;
- fatores socioeconômicos;
- atividade sexual;
- uso de tabaco, álcool ou outras drogas lícitas ou ilícitas;
- história infecciosa prévia;
- vacinações prévias;
- história de violências.
- realização de testes rápidos de SÍFILIS, HEPATITE B, HEPATITE C, HIV.
- solicitação de exames laboratoriais;
- encaminhamento para agendamento com odonto;
- encaminhamento para laboratório;
- encaminhamento para agendamento de consulta médica;
- orientações sobre a gestação;
- orientações referente às dúvidas da gestante;
- orientações sobre proximas consultas.