O que é sindemia e qual a sua relação com o Covid-19 ?

Um grupo de cientistas garante que a covid-19 não é uma pandemia e se propõe a enfrentá-la como uma sindemia.

Caso confirmado, caso suspeito, mucosas, covid-19, período de incubação, "SARS-CoV-2, comorbilidade, isolamento profilático……e a lista prossegue, mostrando que, em apenas sete meses, é possível multiplicar os termos do novo glossário com o qual lidamos diariamente.

No final de setembro, cientistas da revista "The Lancet" acrescentaram outro termo ao já longo debate sobre o novo coronavírus, defendendo que o mundo não enfrenta apenas uma pandemia, mas sim uma "sindemia".

No artigo, Richard Horton, editor-chefe da publicação científica britânica, considera que o vírus da covid-19 não atua sozinho, compactuando com outras doenças, razão pela qual merece "uma abordagem diferente".

Por um lado, explica, existe o Sars-CoV-2 (vírus que causa a covid-19) e, por outro, uma série de outras doenças não infeciosas (por exemplo a diabetes, a obesidade e patologias cardíacas) que funcionam como "cúmplices", acabando por agravar o estado de saúde do infetado. É dessa "sinergia" que surge o termo "sindemia".

"A covid-19 não é uma pandemia. É uma 'sindemia'. A natureza sindémica da ameaça que enfrentamos significa ser necessária uma abordagem mais diversificada se quisermos proteger a saúde de nossas comunidades", defende Richard Horton.

Assim sendo, para o editor da revista científica, combater essas doenças não transmissíveis é o pré-requisito para conseguir dar resposta à atual crise que o mundo enfrenta.

"O número total de pessoas que vivem com doenças crónicas está a crescer. Abordar a covid-19 significa abordar a hipertensão, obesidade, diabetes, cancro, doenças cardiovasculares e respiratórias crónicas", realça.

Fonte: JN

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *