Dia do Enfermeiro Obstetra (12 de abril)

Dia do Enfermeiro Obstetra (12 de abril)

No Brasil, o Dia do Enfermeiro Obstetra é comemorado em 12 de abril. Esta data celebra e reconhece a importância dos enfermeiros especializados em obstetrícia, profissionais dedicados ao cuidado das gestantes, parturientes e puérperas. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na assistência pré-natal, no momento do parto e no pós-parto.

A celebração estabelecida pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), enfatiza, a relevância desses especialistas, no cuidado e apoio durante um evento tão pessoal e marcante, que é o nascimento de uma nova vida.

Os enfermeiros obstetras, são capacitados para monitorar a saúde das mães e dos bebês durante a gravidez, auxiliar no parto normal e realizar intervenções necessárias em situações de baixo risco. Eles também são responsáveis, por orientar as gestantes sobre cuidados com a saúde, aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido.

A comemoração do Dia do Enfermeiro Obstetra, celebrado em 12 de abril, destaca a importância destes profissionais no cenário da saúde brasileira e incentiva a valorização e o reconhecimento de seu trabalho.

A data também serve como um lembrete para a sociedade, sobre a necessidade de garantir condições de trabalho adequadas e acesso à educação continuada para esses profissionais, a fim de promover uma assistência de qualidade às mulheres e seus filhos.

O que a Organização Mundial da Saúde (OMS), fala sobre o Enfermeiro Obstetra?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), reconhece a importância dos enfermeiros obstetras no sistema de saúde e na assistência à saúde materna e neonatal. A OMS tem diretrizes e recomendações específicas, que destacam a necessidade de fortalecer a formação e o papel desses profissionais, na prestação de cuidados de qualidade às mulheres e aos recém-nascidos.

Algumas das orientações e posições da OMS em relação aos enfermeiros obstetras incluem:

  1. Fortalecimento da formação: A OMS recomenda, que a formação de enfermeiros obstetras e parteiras, seja fortalecida, melhorada e adaptada às necessidades locais. Isso inclui proporcionar educação e treinamento prático em habilidades clínicas essenciais para lidar com situações de emergência e prestar cuidados obstétricos e neonatais de qualidade.
  2. Integração no sistema de saúde: A OMS defende, a integração dos enfermeiros obstetras e parteiras, em todos os níveis do sistema de saúde, incluindo em equipes multidisciplinares e em uma variedade de ambientes de cuidados, como hospitais, centros de saúde e comunidades.
  3. Práticas baseadas em evidências: A OMS enfatiza a importância de práticas baseadas em evidências, na obstetrícia e incentiva enfermeiros obstetras e parteiras, a seguirem as recomendações e diretrizes mais atualizadas e baseadas em pesquisas.
  4. Autonomia e colaboração: A OMS apoia a autonomia dos enfermeiros obstetras e parteiras, na tomada de decisões clínicas e, a colaboração com outros profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, para garantir a prestação de cuidados de qualidade.
  5. Cuidados centrados na pessoa: A OMS, promove uma abordagem centrada na pessoa, para a assistência obstétrica e neonatal, incentivando os enfermeiros obstetras e parteiras a respeitar e responder às necessidades e preferências individuais das mulheres e suas famílias.

Ao reconhecer a importância dos enfermeiros obstetras e parteiras na melhoria da saúde materna e neonatal, a OMS visa garantir, que esses profissionais sejam valorizados, capacitados e integrados em sistemas de saúde eficazes em todo o mundo. Sua atuação vai desde o pré-natal, parto, pós-parto e puerpério.

Ações do COFEN

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), reconhece e apoia o trabalho dos enfermeiros obstetras no país. Embora as declarações específicas, possam variar ao longo do tempo, alguns pontos principais relacionados aos enfermeiros obstetras incluem:

  1. Regulamentação e exercício profissional: O órgão regulamenta o exercício profissional dos enfermeiros obstetras, estabelecendo normas e diretrizes éticas para garantir a qualidade e a segurança na prestação de cuidados.
  2. Defesa da autonomia profissional: O COFEN defende a autonomia dos enfermeiros obstetras em sua prática, permitindo que esses profissionais tomem decisões clínicas e realizem procedimentos apropriados dentro de suas competências e de acordo com a legislação e as diretrizes éticas.
  3. Formação e qualificação profissional: O Conselho Federal de Enfermagem, trabalha para garantir que os enfermeiros obstetras, sejam adequadamente qualificados e mantenham sua formação atualizada por meio de educação continuada, a fim de garantir a excelência na prestação de cuidados.
  4. Valorização e reconhecimento: O COFEN, busca valorizar e reconhecer, o papel crucial dos enfermeiros obstetras na saúde materno-infantil e na melhoria da qualidade de vida das mulheres e seus filhos.
  5. Colaboração interprofissional: Incentiva a colaboração entre enfermeiros obstetras, e outros profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros de outras especialidades, para promover uma abordagem multidisciplinar e integrada aos cuidados de saúde.

O COFEN, desempenha um papel fundamental na garantia de que esses profissionais estejam adequadamente regulamentados, qualificados e apoiados em sua prática, contribuindo para a melhoria da saúde materna e neonatal no país.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *