Dia Mundial da Saúde Mental 2020

Ação pela saúde mental: vamos investir

O Dia Mundial da Saúde Mental deste ano (10 de outubro) é celebrado em um momento em que nossas vidas diárias foram significativamente alteradas como consequência da pandemia de COVID-19. 

Os últimos meses trouxeram muitos desafios: para os profissionais de saúde, que prestam seus serviços em circunstâncias difíceis e vão trabalhar com medo de levar a COVID-19 para casa; aos alunos, que tiveram que se adaptar às aulas à distância, com pouco contato com professores e colegas e preocupados com o futuro; aos trabalhadores, cujos meios de subsistência estão ameaçados; ao grande número de pessoas presas na pobreza ou em ambientes humanitários frágeis com muito pouca proteção contra a COVID-19; e para pessoas com condições de saúde mental, muitas das quais estão ainda mais isoladas socialmente do que antes. Sem falar em como lidar a dor de perder um ente querido, às vezes sem poder se despedir.

As consequências econômicas da pandemia já estão sendo sentidas em todos os lugares, à medida que as empresas demitem funcionários na tentativa de salvar os negócios ou são forçadas a fechar totalmente.

Com base em emergências anteriores, espera-se que as necessidades de saúde mental e apoio psicossocial aumentem significativamente nos próximos meses e anos. Investir em programas nacionais e internacionais de saúde mental, que há anos não recebem recursos, é mais importante do que nunca.

Por isso, a campanha do Dia Mundial da Saúde Mental deste ano tem como objetivo aumentar os investimentos em favor da saúde mental.

Junte-se à campanha

A campanha, concebida conjuntamente pela Organização Mundial de Saúde, United for Global Mental Health e Federação Mundial de Saúde Mental, é baseada na constatação de que, apesar do fato de que a saúde mental tem atraído cada vez mais atenção global nos últimos anos, não recebeu investimentos proporcionais.

Esta campanha nos oferece a oportunidade de apostar a favor da vida: a nível individual, de tomar medidas concretas a favor da nossa saúde mental e de apoiar amigos e familiares com condições mentais; como empregadores, adotando medidas para implementar programas de bem-estar dos funcionários(as); a nível governamental, comprometendo-se a estabelecer ou expandir os serviços de saúde mental; e como jornalistas, para explicar o que mais pode e deve ser feito para tornar a saúde mental uma realidade para todos.

Dadas as recomendações de distanciamento físico em vigor em países de todo o mundo, as principais atividades desta campanha organizada pela OMS e seus parceiros serão realizadas virtualmente.

Também encorajamos os organizadores do evento do Dia Mundial da Saúde Mental a lançar atividades online sempre que possível. Na realização de atividades presenciais, é importante cumprir as medidas de distanciamento físico e prevenção de infecções, de acordo com os regulamentos das autoridades nacionais e locais.

Fonte: paho.org

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *