Projeto Cinema no Hospital melhora a vida de pacientes com câncer

A equipe de Terapia Ocupacional do Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho, no Maranhão, criou um projeto inusitado para ajudar os pacientes internados a saírem da rotina exaustiva de um tratamento contra o câncer.

 Eles desenvolveram o “Cinema nas Enfermarias” onde, através da exibição de filmes, eles buscam contribuir com o tratamento de uma maneira diferente e positiva.

“O projeto tem o enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes, contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, além de propiciar um ambiente hospitalar com atendimento humanizado, voltado para, de alguma maneira, melhorar o bem estar de nossos pacientes e acompanhantes”, contou Leilian Carneiro, coordenadora de Terapia Ocupacional do hospital.

Uma equipe de funcionários sempre assiste aos filmes primeiro, para ter certeza de que a mensagem que será passada aos pacientes condiz com a ideia do projeto. Eles optam sempre por filmes com duração média de uma hora que tenham histórias leves, com mensagens interessantes que possam contribuir para a melhora da autoestima dos pacientes e acompanhantes.

Ao todo, o hospital possui 108 enfermarias. A intenção é que todas recebam o projeto que, inicialmente, teria sessões a cada 15 dias, mas a resposta por parte dos pacientes foi tão positiva que a equipe optou por fazer as exibições semanalmente.

“Ficamos surpresas com as reações. Havia pessoas que estavam resistentes e não queriam assistir aos filmes. Depois que viram a primeira vez, há um envolvimento geral e todos têm sugerido filmes e perguntado quando será a vez da sua enfermaria.”, finalizou Leilian.

Fonte: hypeness

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *