Entenda como será o processo de atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE)

Última atualização: 10/01/2025

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) deu um passo importante rumo à modernização e aprimoramento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). O regimento da II Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (CONEENF) foi recentemente aprovado pelo Plenário do Cofen, definindo um processo amplo, participativo e democrático que envolverá profissionais da categoria e a sociedade em geral. A atualização será conduzida por meio de um cronograma detalhado, abrangendo discussões internas, consulta pública, conferências estaduais, oficinas regionais e uma conferência nacional. Ver A força da Enfermagem paranaense na Conferência Estadual de Saúde.

Um processo democrático e inclusivo

A revisão do CEPE busca refletir as transformações sociais, científicas e econômicas ocorridas nos últimos anos. Segundo Manoel Neri, presidente do Cofen, “a última atualização ocorreu há sete anos, e desde então, enfrentamos mudanças significativas em diversas esferas que impactam diretamente o exercício da Enfermagem. Com a colaboração de profissionais, educadores, pesquisadores, conselhos, associações e sindicatos, realizaremos um processo legítimo para reformular o Código e enfrentar os desafios reais da profissão”.

A II CONEENF contará com a participação de 311 delegadas e delegados eleitos, que terão direito a voto, além de convidados com direito a voz. A coordenação-geral ficará a cargo da Comissão Nacional de atualização do CEPE, sob a presidência do Cofen.

O cronograma detalhado

O processo de atualização seguirá um cronograma extenso, estruturado em sete etapas fundamentais:

  1. Discussões internas nos Conselhos Regionais de Enfermagem (CORENs): Ocorrerão entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, promovendo debates iniciais sobre propostas de atualização.
  2. Elaboração do primeiro documento orientador: A Comissão Nacional de Atualização do CEPE criará um documento preliminar para consulta pública, de 1º de fevereiro a 27 de março de 2025.
  3. Consulta pública: De 28 de março a 30 de abril de 2025, todos os interessados poderão contribuir com sugestões e propostas.
  4. Conferências Estaduais: Entre 1º de junho e 15 de outubro de 2025, as conferências serão realizadas para consolidar as contribuições regionais.
  5. Oficinas de Trabalho nas cinco regiões do Brasil: Ocorrerão de 16 de outubro a 16 de dezembro de 2025, aprofundando as discussões com base nos resultados das conferências estaduais.
  6. Produção do segundo documento orientador: A Comissão Nacional consolidará os dados regionais e elaborará um novo documento para embasar a II CONEENF, de 10 a 31 de janeiro de 2026.
  7. Conferência Nacional: Prevista para até 31 de março de 2026, a data oficial será formalizada pelo Plenário do Cofen.

Participação aberta e representativa

A II CONEENF será marcada pela diversidade de representações. Além dos mais de 3,1 milhões de profissionais de Enfermagem registrados no Brasil, poderão participar delegadas e delegados eleitos e representantes de diferentes segmentos da sociedade.

Delegados com direito a voz e voto:

  • 18 conselheiras e conselheiros federais do Cofen;
  • 27 presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem;
  • 27 membros das Comissões Estaduais presentes nas Oficinas de Trabalho;
  • 227 delegados eleitos durante as Conferências Estaduais;
  • 12 profissionais indicados por organizações nacionais de Enfermagem.

Convidados com direito a voz:

  • Dois representantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF);
  • Dez representantes do segmento usuário do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Outras organizações e autoridades poderão ser convidadas, sem direito a voto.

Decisões e certificações

A Comissão Nacional de atualização do CEPE será responsável por consolidar a minuta final, que será submetida ao Plenário do Cofen para apreciação e aprovação. Apenas propostas que obtiverem mais de 50% de votos favoráveis em mais de 50% dos grupos de trabalho serão consideradas para inclusão no novo código.

Participantes receberão certificados detalhando sua condição de participação, após preencherem o instrumento de avaliação do evento.

Para mais informações e acesso ao regimento completo, consulte os canais oficiais do Cofen.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *