Equinócio de Outono celebrado em Doodle do Google

O Equinócio de Outono, fenômeno que marca o início da estação no hemisfério sul, é celebrado nesta quinta-feira (20) em um Doodle do Google animado. 

O evento astrológico marca o período em que o sol incide de maneira igual nos dois hemisférios do planeta e tanto o dia como a noite têm duração igual. A animação faz referência à queda das folhas das árvores nos meses que antecedem o inverno.

O equinócio é um fenômeno natural que ocorre duas vezes ao ano: no mês de março, nos dias 20 ou 21, e em setembro, no dia 22 ou 23. Nestas datas é quando ocorre a chegada do outono e da primavera nos hemisférios terrestres, em ordem inversa. A chegada deste evento natural pode variar graças ao fato de um ano solar, ou trópico, possuir aproximadamente 365 dias e seis horas, fenômeno que também explica a existência dos anos bissextos.

A palavra equinócio tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite). Durante o fenômeno, o dia e a noite terão duração iguais de 12 horas, diferentemente do verão, quando o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, e do inverno, quando o período noturno é maior. Além disso, o equinócio compreende o período em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões centrais da Terra próximas à linha do Equador.

Doodle destaca fenômeno raro no Brasil

A animação publicada pelo Google para lembrar o equinócio de outono destaca um fenômeno comum em zonas temperadas e de inverno rigoroso, mas que se tornou simbolo mundial da estação. Na animação, a personagem caminha entre árvores que mudam a coloração de suas folhas e, logo após, as perdem. 

Essa mudança de cores e perda das folhas ocorre nas chamadas florestas temperadas caducifólias, presente em países europeus, Estados Unidos, Chile, Austrália e Canadá. Caducifólia significa "folhas que caducam", ou seja, folhas que caem, envelhecem. O processo ocorre na estação do inverno e as árvores voltam a brotar novamente somente na estação da primavera.

Durante o outono, a folhagem dessas árvores fica vemelha, alaranjada e amarela, mas caem com a chegada do inverno. Trata-se de uma forma de defesa da vegetação em tempos de frio muito rigoroso.

No Brasil, a maior parte do território é compreendido no clima tropical. No entanto, a queda das folhas tornou-se um simbolo mundial do outono, graças a sua constante reprodução em peças da indústria cultural, como filmes e videoclipes.

No hemisfério norte, Doodle celebra a primavera

A chegada do Equinócio de Primavera nos países acima da linha do Equador também rendeu homenagens do Google nesta quinta-feira. Nas páginas locais do buscador, a animação exibe o mesmo personagem em um ambiente florido, já que o fenômeno natural marca a chegada da primavera nestes países.

O Doodle de Equinócio de Primavera pode ser encontrado nas páginas do Google para a Europa como Espanha e França.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *